ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit reúne estudantes para explicar informações sobre o Enade

Provas do Enade estão marcadas para 26 de novembro; até lá, os alunos inscritos devem preencher o Cadastro do Estudante e o Questionário do Estudante

às 15h06
Instituído pelo MEC, o Enade tem o objetivo de avaliar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação de todo o país (Divulgação/Asscom Unit)
Instituído pelo MEC, o Enade tem o objetivo de avaliar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação de todo o país (Divulgação/Asscom Unit)
O professor Antônio Minoru Suzuki, gerente de qualidade da Pró-Reitoria de Graduação da Unit
Compartilhe:

Alunos de vários cursos da Universidade Tiradentes (Unit) participaram nesta segunda-feira, 4, no Bloco G do Campus Farolândia, de um encontro da Jornada do Enade 2023, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação. Eles assistiram a uma apresentação com as principais informações, orientações e esclarecimentos relacionados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para aferir a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior em todo o país. 

Durante a explanação, feita pelo gerente de qualidade da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, professor Antônio Minoru Suzuki, os estudantes foram orientados sobre as principais datas e procedimentos previstos no edital do exame para os estudantes habilitados e inscritos para prestar o exame neste ano. 

Os principais deles, no momento, são os preenchimentos do Cadastro do Estudante (que deve ser feito até 18 de novembro) e, posteriormente, do Questionário do Estudante (até 25 de novembro), que é requisito obrigatório para que o inscrito tenha acesso ao endereço do local onde ele irá fazer a prova. Ambos podem ser acessados através do site do Enade

Para o professor Minoru, a reunião com os estudantes inscritos é um momento crucial, que representa para eles a largada do processo. “O propósito do encontro de hoje é a gente passar todas as informações inerentes aos estudantes, ou seja, aquelas atribuições que são especificamente deles, como cadastro, Questionário do Estudante, acompanhamento do local de prova… Tudo o que estamos passando aqui são atribuições dos estudantes para que eles não percam nenhum prazo em relação ao cronograma do Enade”, disse. 

A reunião foi acompanhada com atenção pelos alunos, que anotavam as informações nos celulares ou nos cadernos, à mão. Muitos deles passaram a se dar conta da importância que o Enade representa para seu curso e até mesmo para a conclusão da sua fase acadêmica. E outros aproveitaram para relembrar o que já conheciam. “Antes, não tinha noção do que é o exame, apesar de ter visto isso em uma palestra. Essa palestra ajuda demais a gente, porque, na correria, a gente acaba esquecendo as datas, esquecendo tudo, e aí eles chegam, falam tudinho de novo e esclarecem”, avalia a estudante Camila Vitória Góes de Andrade, 9º período de Fisioterapia. 

Na Unit, participam ou participarão desta edição do Enade os alunos de 20 cursos: os de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição e Odontologia; além dos de Tecnologia em Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar e Segurança no Trabalho.   

Como é

O Enade faz parte do ciclo avaliativo periódico do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e tem o objetivo de mensurar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, através da avaliação do rendimento dos estudantes em fase de conclusão de seus cursos. São habilitados para fazer o exame os alunos que devem colar grau em dezembro de 2023 ou que tem previsão de formatura para julho de 2024. Além de conferir boas notas de avaliação e garantir o diploma a seus participantes, os cursos com boas notas no Enade podem garantir a manutenção de bolsas de estudo concedidas por programas do MEC, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos).

“A participação desses alunos que estão no fim do curso é importantíssima para atestar a qualidade da educação superior. A partir do momento que você esclarece para o aluno a importância desse exame para atestar a qualidade do ensino superior, e que a partir dessa participação as instituições passam a ter mais responsabilidade e compromisso na formação, os alunos têm a consciência de que a participação deles promove também a inclusão socioeducacional”, destacou Minoru. 

As provas do Enade 2023 estão marcadas para o dia 26 de novembro, a partir das 12h (horário de Brasília). Para outras informações, acesse o site especial da Unit sobre o Enade

Leia mais: 
Por que fazer a prova do Enade? 
Recadastramento de dados pessoais é essencial para o sucesso no Enade 2023

Compartilhe: