ESTUDE NA UNIT
MENU

Refeições saudáveis no EAD: receitas práticas e nutritivas para estudantes a distância

Descubra como manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo durante os dias corridos de estudos online.

às 13h41
Ana Carolina Machado- Professora de Nutrição da Unit
Ana Carolina Machado- Professora de Nutrição da Unit
Compartilhe:

Em um cenário em que a rotina agitada dos estudantes de Ensino a Distância (EAD) muitas vezes se entrelaça com o trabalho e os estudos, encontrar tempo para preparar refeições saudáveis pode parecer um desafio. No entanto, é possível aliar praticidade e nutrição, mantendo uma alimentação equilibrada para sustentar o bem-estar e a concentração durante os estudos online. 

Para a professora e preceptora de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), Ana Carolina Machado, além de receitas práticas para os estudantes, o planejamento é a chave para uma alimentação saudável. 

“Para quem tem uma vida corrida, o ideal é manter um bom planejamento. Uma opção é dedicar um dia da semana para preparar as refeições da semana e congelá-las, facilitando o acesso a refeições balanceadas. Outra alternativa é escolher preparações fáceis de transportar, como frutas, frutas secas, iogurtes naturais e mix de castanhas”, orienta Ana Carolina Machado.”

Receitas rápidas e nutritivas para estudantes EAD

Quando o tempo é escasso, a eficiência na cozinha é essencial. “Uma forma prática de manter receitas saudáveis é ter um bom pré-preparo. É fundamental ter ingredientes pré-preparados, como frango desfiado e temperado, carnes em porções prontas e saladas já raladas. Com esses elementos, é possível preparar pratos como omeletes recheados, mexidos de arroz com legumes e proteínas, tapiocas recheadas e outras opções em cerca de 10 minutos”, sugere Ana Carolina.

Mantendo-se energizado ao longo do dia é fundamental para a concentração durante os estudos online. “Uma alimentação saudável deve conter carboidratos para fornecer energia, preferencialmente optando pelos integrais, proteínas para a manutenção e gorduras para facilitar a absorção de vitaminas essenciais”, explica Ana Carolina. 

Entre intervalos de trabalho e estudos online, lanches saudáveis podem manter o foco e a energia. “Lanches com proteínas são ótimos para gerar sensação de saciedade e controlar a fome. Opções como iogurtes com frutas, sanduíches naturais, crepiocas ou tapiocas recheadas. Esses lanches podem ser facilmente encontrados em lanchonetes ou preparados em casa, desde que sejam armazenados corretamente em bolsas térmicas”, indica.

Planejamento e armazenamento inteligentes para alimentação saudável

Ana Carolina, destaca, ainda, a importância de congelar as refeições de maneira adequada, resfriando-as primeiro antes do congelamento “Preparar as refeições com antecedência e porcioná-las para o consumo futuro requer atenção ao armazenamento. Etiquetar as preparações pode auxiliar na escolha diária, evitando descongelamentos equivocados. Utilizar potes adequados ao aquecimento facilita a utilização direta no micro-ondas, sendo o vidro hermético uma excelente opção”, orienta.

Com as dicas e receitas, estudantes EAD podem aliar a praticidade do dia a dia com a nutrição necessária para manter a saúde e o foco nos estudos online, provando que uma alimentação saudável é um investimento valioso em bem-estar e aprendizado.

Nutrição EAD na Unit

Além de oferecer orientações valiosas para refeições saudáveis no contexto do ensino a distância, a Universidade Tiradentes se destaca por disponibilizar um abrangente curso de Nutrição que contempla tanto a modalidade presencial quanto a modalidade EAD. 

Os estudantes do curso têm a oportunidade de não apenas compreender a importância de uma alimentação equilibrada, mas também de explorar as estratégias práticas para a integração de hábitos alimentares saudáveis em suas agitadas rotinas de estudos online. Isso reforça o compromisso da Unit em fornecer uma educação de qualidade e adaptada às necessidades modernas dos estudantes.

Leia também: O que impulsiona um currículo de marketing de sucesso

Compartilhe: