ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressos de Sucesso: personalidades de destaque na sociedade são homenageadas

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, entregou Medalha ao Mérito Tiradentes para as 35 personalidades sergipanas que fizeram parte da campanha Egressos de Sucesso

às 19h44
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) já formou mais de 95 mil profissionais desde sua concepção, há 61 anos. De lá para cá, personalidades se destacaram em suas áreas de formação dentro e fora da sociedade sergipana. Alguns desses nomes que fazem a diferença foram homenageados pela Instituição por meio da campanha publicitária Egressos de Sucesso, com mídias on e offline, destacando um pouco de suas histórias com a Unit.

Para além da campanha, as personalidades foram também homenageadas pelo reitor, professor Jouberto Uchôa, recebendo Medalha ao Mérito Tiradentes com o objetivo de homenageá-los pelas posições de destaque na sociedade sergipana, nacional e internacional. O movimento de entrega tem acontecido, desde o mês de agosto, de forma itinerante, em que o reitor se dirigiu até os gabinetes das autoridades e também o inverso.

“Sempre reforço que homenagens devem ser feitas em vida. Por isso estamos recebendo vocês de braços abertos nesse momento ímpar. Se eu puder dar um conselho é que sejam seus próprios amigos porque muita gente não aceita o nosso sucesso, não entende que chegamos onde chegamos por ter tido esforço, dedicação e comprometimento. Fico muito feliz em saber que a Universidade Tiradentes formou exímios profissionais que são um destaque em suas áreas de atuação. Espero que a Unit esteja presente na trajetória de mais pessoas porque o nosso compromisso com a educação é o nosso legado”, disse o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Nesta semana, a agenda do reitor parou somente para receber alguns destes nomes. “É uma honra estar aqui hoje ao seu lado, reitor, enquanto ex-aluno e professor, e filho de ex-professor da Unit, me sinto lisonjeado. A gente só consegue enxergar e chegar longe hoje porque tínhamos gigantes em sala de aula e isso para nossa formação foi um diferencial. Obrigado por fazer parte da nossa vida, reitor! Como foi importante essa casa, essa família Uchôa para a gente! Você me fez grande porque é gigante”, disse o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Conrado Marques.    

O superintendente do HUSE e egresso do curso de Enfermagem, Waltenis Braga Júnior, agradeceu: “Só estou hoje superintendente do HUSE porque foi essa casa que me fez chegar onde cheguei. Meus professores foram de muita excelência, por isso saí com bagagem muito boa. Esse tempo de formação, que muita gente não leva a sério porque acha que a vida não vai cobrar, mas cobra. Tive professores muito bons, que deram direcionamento e visões que nos ajudam hoje a ser gestores. Meu agradecimento e satisfação em poder estar aqui hoje porque é algo que vamos levar para vida toda”.

“A Unit foi agente transformador da minha vida, pois sou de Simão Dias, filho de caminhoneiro e de dona de casa e eu tive a chance de viver a faculdade: fiz cinco projetos de pesquisa, para se ter ideia. E meu primeiro voo da minha vida foi em um congresso em Porto Alegre e eu fui pela Unit. Fui o primeiro aluno que fez intercâmbio do meu curso. Fiz especialização e mestrado e montei um curso de Odontologia em uma faculdade, montei consultório e hoje tenho um projeto social que atende 1300 crianças carentes. Com isso, entrei no Rotary Internacional e construí um consultório excelente e entrei na política. Estou vice-prefeito e secretário municipal de saúde de Simão Dias. Comecei de baixo com muita perseverança e tenho muito orgulho de ter me formado aqui”, contou o egresso do curso de Odontologia,vice-prefeito de Simão Dias, Renaldo Prata. 

“Esse é um momento de muita alegria! Me sinto honrada em fazer parte desse time de sucesso que é a Unit. Já estava muito feliz em fazer parte da campanha Egressos de Sucesso e agora mais ainda, ao receber a Medalha do Mérito Tiradentes, das mãos do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, magnífico reitor e pessoa admirável! Eu só tenho a agradecer a todos que fazem a Unit, em especial ao professor Uchôa que é um ser incrível, um visionário, um homem que apostou na educação e fez da Unit uma referência em todo país. Há mais de 15 anos atuando na comunicação do estado, tenho orgulho de dizer que sou diplomada! A Unit fez e continua fazendo parte da minha jornada. Foi lá onde comecei a minha carreira profissional e é na TV Atalaia onde continuo escrevendo essa história, com ética, seriedade e compromisso com a verdade!”, disse a jornalista Aline Aragão, egressa do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

O Procurador Chefe da União em Sergipe, Ticiano Marcel, egresso do curso de Direito, compartilhou um pouco de sua história: “A minha relação com a Universidade Tiradentes não é do Ticiano com a Unit, é uma relação da minha família com a Unit. Meu pai concluiu Direito na mesma turma que eu na Unit e minha mãe realizou o sonho de uma graduação aqui também, na primeira turma de Gastronomia. A Unit nos possibilitou sonhar e estar hoje na Advocacia Geral da União me traz um sentimento de poder efetivamente contribuir com a sociedade”, disse.

O Superintendente do SAMU e professor da Unit, egresso do curso de Enfermagem, Dênison Pereira, falou: “Sou da primeira turma da Enfermagem da Unit, fiz mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente. Seis meses após minha graduação, fiz processo seletivo para preceptoria e hoje sou professor da Unit há 16 anos. A Unit abriu portas para mim. A minha formação aqui não somente agregou na minha prática docência mas assistencial também”.

“Foi durante o curso de Psicologia que acompanhei a construção do Centro Gastronômico da Unit, acontecimento que despertou a minha curiosidade e, posteriormente à minha formação inicial e atuação como psicóloga, decidi acatar o interesse latente e arriscar: fui cursar Gastronomia. Escolhi a Unit por ser bem conceituada, referência no Nordeste e, principalmente, por estar em constante desenvolvimento educacional, estrutural e tecnológico. Reingressei cheia de expectativas e a pandemia cruzou o caminho com seus protocolos e desafios. Então, a Unit adotou todas as medidas necessárias e toda a equipe de professores nos acolheu e orientou para o novo modo de aprender, garantindo a continuação do curso sem prejuízos ao conteúdo e conclusão dentro do prazo estabelecido, atendendo às normas de segurança e saúde”, lembrou a chef de cozinha do Celi Hotel, egressa do curso de Gastronomia, Maria Luzia Tripodi Calumby.

O presidente do Crefito 17, egresso do curso de Fisioterapia da Unit, Jader Pereira Neto reforçou: “É indiscutível a qualidade de ensino, estrutura física e suporte dos professores aos alunos. A minha formação enquanto cidadão foi aqui. Fiz pesquisas, fiz parte de movimento estudantil, foi tudo muito gratificante e ainda conheci minha esposa aqui na Unit. Fiz mestrado e doutorado, sou professor da UFS e estou no Crefito. Sou muito grato pelo que a Instituição me proporcionou ser o profissional que sou. Hoje, enquanto professor, conhecendo outras Instituições de Ensino Superior, sei bem que a Unit fica na vanguarda da Fisioterapia e também em outros cursos, uma referência”.

A egressa do curso de Direito, deputada federal Yandra Moura, se sentiu lisonjeada em participar da campanha e reforçou: “Conte comigo, professor Uchôa, pois foi fundamental ter me formado aqui. A gente sabe que a educação é o pilar de toda a sociedade. Obrigada pelos ensinamentos que nortearam minha vida!”.

O CEO da Explicaê, egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Bruno Oliveira, contou: “A maior relevância que a Unit me trouxe, junto com o conhecimento, foi a liberdade que me deu. No 1º período, montei minha primeira empresa, ainda que pequena e que não tenha dado certo à época, foi muito bom ter tido essa experiência tão cedo. E hoje, o mais bacana é ver meus professores se tornando colegas de trabalho. Agradeço demais à Unit”.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Déborah Dias, disse: “Não tinha ar condicionado na minha época, que foi muito boa! Fico impressionada como os professores nos marcam e marcaram muito minha trajetória aqui na Unit enquanto aluna, me inspiraram de grande forma que depois que passei no concurso vim ser professora”.

O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, egresso da Pós-graduação em Direito Civil, demonstrou orgulho em fazer parte desse momento. “Fiquei muito honrado pela homenagem que o professor Uchôa me prestou, eu não esperava. Uchôa nos inspira muito, e vindo para a Unit hoje, sabendo que ele é muito pontual, me inspirou mais uma vez, falei para minha equipe: ‘vamos que não podemos nos atrasar (risos)’. É que tem coisas que a gente tem como referência mesmo, como a história do reitor, que cada página de sua vida tem muita dedicação e luta. Não teve na infância a melhor condição econômica, a sua história significa que ele é eterno para nós. Respeito muito a Unit, já estudei, já ensinei aqui e hoje sou homenageado, estou honrado. Nossa trajetória se ancora em pessoas e instituições, a minha tem esse elo com a Unit. Além da pontualidade, sua gentileza e o ser humano fidalgo que é muito me inspira.E hoje estou realizando um sonho que eu não esperava. Muito obrigado, professor Uchôa”, revelou.

Mais homenageados

A procuradora do Estado, Licia Machado, egressa do curso de Direito da Unit, também compartilhou sua história com a Unit ao receber das mãos do reitor a Medalha ao Mérito Tiradentes: “Meu caminho na Unit iniciou em 1999, com muita alegria foi fruto de estímulos que recebia em casa pelos meus pais, pelo meu irmão que já tinha uma experiência e me fizeram almejar entrar na Universidade. Foi uma alegria imensa ter esse contato com professores capacitados e excepcionais. Sou uma pequena semente dentro desse vasto jardim que tem sido cultivado pela Universidade Tiradentes. Me sinto bastante honrada em receber essa homenagem, de fazer parte dessa campanha muito bonita e elogiada, valorizou o aluno da Universidade Tiradentes, o aluno que galgou com todo seu esforço uma carreira e a contribuição de uma valiosa relevância para que a gente pudesse chegar na posição que adotamos e abraçamos”.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, egressa do curso de Educação Física, Mariana Dantas, reforçou: “Por ser atleta, muitas pessoas falavam que Educação Física seria o curso que eu iria fazer. Acabei sendo influenciada e ingressei na graduação. Quando entrei na Universidade, ainda participava de muitas competições, isso fazia eu faltar muitas aulas, mas Uchôa sempre se mostrou compreensivo, me apoio no meu pedido de bonificação de faltas durante os períodos em que estava fora devido às competições. Esse apoio foi fundamental para minha formação. Me fez não desistir de estudar e hoje trabalho com duas coisas que amo que é o esporte e a publicidade estando a frente da Secretaria de Esportes do Estado de Sergipe. Para mim é uma enorme honra fazer parte da história da Unit”. 

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, egresso do curso de Ciências Contábeis, Aécio Prado Júnior, comentou: “Comecei a estudar ainda na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). Naquela época era muito bom que por ser menor a gente tinha uma interação maior com os colegas, professores e com Uchôa. A gente convivia diariamente com ele circulando pelos corredores, cumprimentando os alunos, conversando e estimulando nos estudos. Isso foi muito importante para mim porque via ele como um exemplo de homem respeitoso, um gentleman. Meu carinho e admiração por ele é genuíno. Eu tenho o DNA da Unit, primeiro na Fits, depois iniciando o curso Direito, mas não concluí para assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade e hoje tenho uma grata satisfação de ter a minha filha cursando Medicina honrando o legado. Para mim, é motivo de muita alegria estar aqui recebendo essa homenagem, ter participado da campanha dos Egressos de Sucesso e ser reconhecido pela instituição que me formou profissionalmente”.

O senador Alessandro Vieira, egresso do curso de Direito, também ficou honrado com a homenagem. “Minha história com a Unit começa quando eu volto de Campina Grande. Iniciei meus estudos com 16 anos na Universidade Federal de lá. Aqui, fui aprovado no vestibular da Universidade Federal de Sergipe e no da Unit. Escolhi a Unit porque ela me garantia a estabilidade para trabalhar e a qualidade do curso. Foram anos muito positivos. Fui da primeira turma do campus Farolândia. Acompanhei toda evolução da instituição que sempre esteve à procura por mais qualidade, melhores professores e por uma estrutura de alto nível. A Universidade Tiradentes é uma das maiores instituições de ensino no Brasil  genuinamente Sergipana e, se não fosse suficiente, casei com uma colega de classe. Então a Unit até me deu uma esposa e uma família! Sou muito grato à Universidade Tiradentes. Hoje eu tenho a oportunidade de interagir com professores e profissionais das mais diversas instituições do mundo, e o conhecimento que a Unit me emprestou me coloca em situação de igualdade com todos eles. Acho que a é uma instituição que merece ainda mais valorização e a postura que Uchôa tem no cenário da educação é ímpar e merece todo nosso reconhecimento e admiração. E é isso que marca a Universidade Tiradentes, esse avanço, essa qualidade presente sem perder o carinho com o estudante. É sempre um prazer estar aqui”, falou.

A egressa do doutorado em Engenharia de Processos, responsável pelas relações institucionais da Eneva, Regina França, contou: “Entrei em 2015 para fazer doutorado em Engenharia de Processos. A minha trajetória foi tão importante e muito relevante porque aqui eu realizei um sonho que era conhecer o exterior e, por meio do PEP, consegui a bolsa do Doutorado Sanduíche e passei um ano na Universidade de Aveiro, em Portugal. Para mim, foi uma experiência excelente, além de artigos publicados, nossa equipe teve uma patente registrada pelo ITP. Foram quatro intensos anos, mas de extrema importância na minha trajetória. E graças a isso hoje ocupo o cargo de Relações Institucionais da Eneva. Acredito que chegar onde cheguei foi graças ao estudo e apoio que recebi da Universidade Tiradentes”.

O arquiteto egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, Gilvan Acioli, revelou: “Fui de uma das primeiras turmas de Arquitetura que até então não tinha no estado. O local mais próximo era a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Então, quando surgiu na Unit vi que era a minha oportunidade. A Unit conseguiu mudar o mercado da Arquitetura sergipana, foi um divisor de águas porque antes os arquitetos da cidade eram formados fora. Graças à Unit, a cidade pode ver o que era essa profissão e estimular mais pessoas do estado a ingressar no curso. Hoje a população entende que a arquitetura não é um artigo de luxo, é sustentável, voltada para a preservação e história do local”.

O diretor de atenção primária à saúde, egresso do curso de Enfermagem, Luan Araújo, comentou: “Saí da cidade de São Francisco para estudar na Unit do ano de 2007. De fato foi um aviso de águas para mim. Assim que cheguei na Universidade, como todo interiorano que vem pra capital tentar a vida, tinha esse sentimento de angústia que me acompanhava por um tempo. E aqui na Universidade, que é praticamente do tamanho da cidade que saí, que inclusive tem mais alunos do que habitantes no município, tinha um certo receio de não me adaptar, mas aos poucos esse ambiente acolhedor e moderno que a Unit disponibiliza, os professores e colegas me trouxeram a tranquilidade necessária para concluir o curso de Enfermagem. Uma coisa que me marcou muito nos meus anos como estudante foi ver o carinho e cuidado que Uchôa sempre teve com a gente. Achava que por ele estar muito ocupado não iria ter a oportunidade de conhecê-lo, mas no meu quinto dia de aula ele estava fazendo uma ronda e finalmente aconteceu o nosso encontro. Ele me deu um abraço e disse que estaria ali para o que eu precisasse”.   

Leia mais: Egressos de Sucesso são homenageados em campanha e recebem comendas

Compartilhe: