ESTUDE NA UNIT
MENU

Aula inaugural na Unit celebra o dia do profissional de Educação Física

Evento destaca o papel vital do profissional de educação física na sociedade moderna e recebe os novos alunos com muito conhecimento e interação

às 21h22
Compartilhe:

Na última quarta-feira, o campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit) foi palco de um evento marcante para os estudantes de Educação Física. A Aula Inaugural, realizada no auditório Padre Melo, no bloco D e também transmitida para os polos de Educação a Distância (EAD) foi muito mais do que uma boas-vindas. Foi uma imersão no universo do curso. 

Enriquecida por um Talk Show sobre ‘Aspectos psicológicos na prática do profissional de Educação Física’, a noite foi marcada por uma atmosfera de inspiração, proporcionando aos alunos a oportunidade de interagir não apenas com seus colegas, mas também com profissionais renomados da área. O professor de Educação Física da Unit, Antenor Neto, destacou a amplitude do campo, indo além do movimento e do exercício.

“Hoje marcamos o início de uma jornada cheia de desafios que promete transformar não apenas nossas vidas, mas também a maneira como encaramos o mundo e a importância da atividade física. A Educação Física vai além de exercícios e movimentos, sendo o caminho para o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. Ela nos conecta ao nosso corpo e nos ajuda a superar limites, descobrindo o potencial que existe em cada um de nós”, elenca.

A extensão universitária e o crescimento integral

O estudante de Educação Física, Sávio Canuto, participou do Projeto Rondon, um projeto que promove atividades de extensão universitária levando estudantes voluntários às comunidades carentes e isoladas do interior do país. Na oportunidade, ele trouxe uma perspectiva enriquecedora sobre a importância da extensão. 

“A importância da extensão pode ser dividida em oito campos: a aplicação prática do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades, a conexão com a comunidade, networking e experiências profissionais, desenvolvimento pessoal, a contribuição para a sociedade e o incentivo à pesquisa. Dentre esses oito aspectos, o enriquecimento acadêmico foi um dos mais significativos. Isso porque posso incluir no meu currículo que participei do maior projeto de extensão, o que no futuro será muito útil em seleções para mestrado, doutorado, entre outros”, destaca.

Ele ainda divide com os novatos, algumas de suas experiências. “Participei de oficinas com crianças e idosos, experiências extremamente importantes e enriquecedoras. Conheci os lugares mais bonitos da cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, e participei da cerimônia do chapéu. Aprendi muito e isso será valioso para toda a minha vida. Tive a oportunidade de contribuir com os meus conhecimentos e também aprendi muito com eles”, enfatiza o estudante Sávio.

O egresso do curso de Educação Física, Francismário Freitas, também esteve presente e compartilhou valiosos conselhos a partir de sua própria experiência. “Eu participei de alguns projetos de extensão e gostaria de aconselhar a todos que participem, pois é extremamente importante para o currículo. Isso faz com que o aluno cresça e enriqueça sua formação, além de ser na prática que conseguimos expandir nosso conhecimento para além da sala de aula. Minha primeira experiência foi logo no meu primeiro ano, em 2018, quando tive a oportunidade de ser mentor em um congresso internacional de atividade física, bem-estar e saúde”, elenca.

Desenvolvimento pessoal e profissional: o novo paradigma

A coordenadora do curso de Psicologia, Jamille Figueiredo, trouxe uma perspectiva única sobre o desenvolvimento pessoal e profissional e abordou os aspectos psicológicos inerentes à prática do profissional de Educação Física.  

“O profissional ou estudante de sucesso hoje não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Cada vez mais, o mercado e a sociedade de forma geral exigem competências e habilidades que efetivamente não são conferidas pelo diploma, mas fazem parte do nosso desenvolvimento pessoal, compõem aquilo que somos capazes de aprender e disponibilizar para interagir com o outro. O ser humano é um ser relacional. É na interação com o outro que conseguimos compreendê-lo. No entanto, só conseguimos mudar e melhorar se tivermos o desejo e a vontade de nos desenvolver.”

A Aula Inaugural não foi apenas um marco no início do semestre, mas também uma afirmação do papel crucial que a Educação Física desempenha na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. 

Leia também: Ergonomia no Home Office: cuidados essenciais para uma postura saudável

Compartilhe: