ESTUDE NA UNIT
MENU

Da Espanha para Colômbia, aluno da Unit aprofunda conhecimentos em intercâmbio

Ian Tavares, do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou do Top España e, de lá, partiu para a mobilidade acadêmica em Tunja, onde conhece mais sobre o idioma e a profissão

às 13h21
O estudante Ian Felipe Tavares, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que faz mobilidade na Universidad Santo Tomás, em Tunja, Colômbia (Acervo pessoal)
O estudante Ian Felipe Tavares, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que faz mobilidade na Universidad Santo Tomás, em Tunja, Colômbia (Acervo pessoal)
Compartilhe:

Imagine emendar um curso de curta duração na Europa com um intercâmbio em outro país, na América Latina. Esta história está sendo vivida pelo estudante Ian Felipe Tavares, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), que está fazendo a mobilidade acadêmica na Universidad Santo Tomás, em Tunja, Colômbia, durante o período 2023-2, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI). Com a intenção inicial de aprofundar sua fluência e seus conhecimentos na língua espanhola, o aluno tem aproveitado a experiência para ir além do idioma e mergulhar ainda mais fundo na cultura, no cotidiano e na arquitetura do país vizinho. 

Antes de fazer a mobilidade acadêmica, em junho deste ano, Ian passou três semanas na Universidad de Salamanca, na Espanha, como um dos participantes do programa Top España, promovido pelo banco Santander. Ian conta que decidiu se inscrever no ProMAI ao mesmo tempo em que já se preparava para ir à Espanha. “Decidi participar para ampliar ainda mais meus conhecimentos na arquitetura e no espanhol. Como já sabia que iria participar do Top España, eu pensei em fazer uma extensão do aprimoramento do espanhol, posto que tinha em mente que três semanas não seria o suficiente para ficar fluente”, conta ele. 

A escolha pela Colômbia e pela USTA se deu, segundo o aluno, pelo interesse na cultura e na arquitetura do país, que é uma das mais admiradas no mundo, e por se tratar de uma das mais renomadas universidades da América Latina. Ele afirmou ainda que um de seus objetivos com a viagem foi conhecer os centros de pesquisa da USTA para desenvolver e ampliar atividades em parceria com a Unit. 

“Isso é de extrema importância, uma vez que além de ter trocas de cognições entre as duas universidades, incentiva os alunos a realizarem essa mobilidade acadêmica. Outrossim, fui convidado para realizar monitoria em atividades eletivas da língua portuguesa na universidade, ampliando ainda mais a troca de conhecimentos entre os dois idiomas”, afirma.  

Ao chegar na capital do país, Bogotá, Tavares foi recebido por Daniela Gomez Sanchez, que é aluna de Educação Física e fez mobilidade acadêmica na Unit durante o primeiro semestre deste ano. Em seguida, ele foi se adaptando rapidamente aos costumes e à rotina da Colômbia, além de se entrosar muito bem com a família que o hospeda e com outros estudantes colombianos e estrangeiros. “Até o momento eu pude desfrutar da cultura colombiana e já tive um grande networking com os intercambistas de outros países que são da mesma área que a minha. Inclusive, já fizemos roda de conversa, em que aprendi coisas sobre a arquitetura que não são muito comuns na metodologia de ensino brasileira”, relata. 

A volta ao Brasil já está marcada para o final de dezembro. Até lá, Ian segue com os estudos do intercâmbio e já faz planos para o retorno ao Brasil e a subsequente fase de conclusão do curso. “Meus planos são os de me envolver ainda mais em atividades acadêmicas, principalmente na área de pesquisa, com os materiais e conhecimentos que vou aproveitar no intercâmbio na USTA”, encerra. 

Leia mais:
Colombiano faz engenharia mecatrônica na Unit e estágio no NUESC
Alunos estrangeiros são acolhidos em ação de boas-vindas na Unit

Compartilhe: