ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do CCPA exploram laboratórios da área da saúde

Em mais uma atividade do programa Portas Abertas, a Unit recebeu estudantes da 1ª série do Ensino Médio para explorar de atividades laboratoriais nas áreas de Farmácia, Nutrição e Biomedicina

às 15h33
Compartilhe:

Numa tarde produtiva de conhecimento sobre tecnologia e inovação fora da sala de aula, alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio de Ciência Pura e Aplicada (CCPA) visitaram o campus da Universidade Tiradentes (Unit), na Farolândia, no último dia 11, e realizaram experiências em Biotecnologia nas áreas de Farmácia, Biomedicina e Nutrição.

“Existe uma grande dificuldade da gente levar o aluno para a prática, especialmente dentro da área de Biologia. Antigamente, nós tínhamos as peças de animais, mas isso hoje é proibido em virtude do impacto ecológico que podemos causar com a retirada de um gafanhoto do jardim. Então, a única opção ‘porta aberta’ para gente é a faculdade. E esse abrir de portas, de maneira controlada, mostra ao aluno do Ensino Médio o que ele pode querer, pois de repente, um aluno desse pode estar querendo fazer um curso de Engenharia, mas vem para um laboratório desses e consegue realmente analisar afinidades e decidir se quer ou não a área. É um momento deles também esclarecerem dúvidas quanto a outras graduações de interesse e ter contato com profissionais qualificados e com grande bagagem de conhecimento”, afirma o professor de Biologia do CCPA, Sérgio Gomes.

Divididos em três grupos de 12 integrantes, os alunos do CCPA desbravaram os laboratórios de desenvolvimento de produtos como shampoo anticaspa, bioinseticida e extração de biocompostos e ainda tiraram dúvidas sobre os cursos, tecnologia e inovação. “Adorei a visita, pois sou aluno da disciplina eletiva de Biotecnologia na minha escola, e acho uma área interessante. E durante esse encontro, a gente conheceu como funciona o processo dos fungos, uma aula prática bem interessante e também tivemos a experiência de fazer shampoo anticaspa”, afirma.

Para o estudante Nicolas Nunes de Sousa, a modernização de equipamentos da Unit foi algo que o impressionou. “A estrutura da universidade é muito boa, muito tecnológica e moderna. Entramos nos laboratórios e vimos muitos equipamentos, vários microscópios, nos quais pudemos ver diferentes tipos de fungos que estavam lá. É muito impressionante, dava pra ver tudo, é isso. Achei uma visita produtiva e bastante didática para o nosso conhecimento”, declara.

Segundo o professor doutor Marcelo Mendonça, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial, o Portas Abertas cumpre o papel da universidade ao proporcionar uma aproximação da sociedade com a ciência e todo o conhecimento produzido na academia. “É uma excelente iniciativa, pois leva esse conhecimento de uma forma geral para a população. Receber os alunos nos dá uma satisfação muito grande, a interação conosco é bem motivadora e, tenho certeza, que é também para eles, pois todos saem com mais vontade de conhecer o porquê das coisas. Esperamos contribuir com a formação deles, que eles possam identificar qual profissão vão querer no futuro próximo”, destaca.

A ação fez parte do programa Portas Abertas que, literalmente, abre as instalações físicas da Unit à comunidade escolar para conhecimento de cursos de graduação, pós-graduação, prática de simulados e muitos outros aprendizados.

Leia mais: Alunos do IDFG vivenciam práticas no CCS e visitam o Tiradentes Innovation Center

Compartilhe: