ESTUDE NA UNIT
MENU

Portas Abertas recebe alunos da 1ª série do Ensino Médio do IDFG

Eles visitaram o Tiradentes Innovation Center e o ITP, bem como participaram de dinâmicas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

às 20h12
Compartilhe:

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Dom Luciano Fernando Gomes (IDFG) vivenciaram a experiência de conhecer a Universidade Tiradentes (Unit) através de uma visita ao conhecimento prático das inovações tecnológicas; da Comunicação Social e pesquisa científica, por meio de mais uma ação do programa Portas Abertas. 

Assim, na tarde desta quinta-feira, 14, os cerca de 80 jovens estudantes exploraram o campus da Farolândia, percorrendo um roteiro de visitação ao Tiradentes Innovation Center, ao Complexo de Comunicação Social (CCS) e ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITP), onde foram recepcionados por profissionais que os levaram a uma imersão pelo universo do empreendedorismo e comunicação.

Com o olhar de mestre e de quem transita pelas comunidades escolar e universitária, o professor Mário Eugênio, que leciona a disciplina Empreendedorismo no IDFG e integra o corpo docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unit, aponta a abrangência da vivência. 

“No novo Ensino Médio existem componentes curriculares e o IDFG tem as disciplinas de Empreendedorismo, Educação para Consumo; Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória, e Projeto de Vida, nas quais a gente apresenta as informações e conteúdo para os alunos que se relacionam com que o temos na Unit. E chegando na Unit, o aluno vivencia , tem a experiência, visita os laboratórios, onde ele coloca em prática esse conteúdo que ele está aprendendo. É uma experiência ímpar porque ele tem a oportunidade de visualizar o que ele pode fazer, como e onde pode fazer, dando continuidade ao conhecimento. O programa Portas Abertas é fantástico porque é uma oportunidade que a gente tem de mostrar o que a gente tem de melhor, as nossas boas práticas, que são todas voltadas para o mercado de trabalho”, disse.

Para a estudante Letícia Santos de Souza, a modernidade é uma das características marcantes da universidade. “Todos os espaços são muito legais. É bem nítido como todos os ambientes são bem pensados para cada aluno. Cada sala é pensada para cada curso e acho isso muito interessante, e o quanto foi cuidadoso da universidade ter feito toda essa estrutura. A sala de Comunicação, do curso de Jornalismo, onde é feito o Unit Notícias é bem interessante. Eu não penso em fazer Jornalismo, mas gostei muito. Eu quero fazer Psicologia, ou algum outro curso na área de Humanas”, afirmou.

Em conformidade com o discurso da colega de escola, a aluna Adrielle dos Santos Costa reforça o encantamento com a estrutura e ressalta que tem uma tendência para a área de Exatas. “Aqui é um espaço muito marcante na vida da pessoa quando ela vem para cá. Nessa visita de hoje, a gente vê que cada profissional preparou a palestra com muito carinho, pra gente poder entender bastante de tudo, pois é algo que acaba formando nossa mentalidade para o nosso futuro, caso a gente pense em fazer Jornalismo, por exemplo. Eu achei o laboratório de rádio, muito chique e toda a dinâmica envolvida, mas quero algo relacionado à área de Química. Amei muito essa visita que a escola e a Unit nos proporcionaram e assim, vamos nos identificando com cada espaço”, afirmou.

E num atestado final de aprovação da vivência, o professor Mário Eugênio destaca o retorno que recebe de cada um após a visita. “ É uma experiência ímpar. Eu converso com eles depois dessas experiências e eles se mostram maravilhados com as coisas que nem imaginavam que tinham ou imaginavam fazer. E ao ver brilhos nos olhos deles, vale muito tudo isso”, afirma o professor.

Leia mais: Alunos do CCPA exploram laboratórios da área da saúde

Compartilhe: