ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Colégio Salesiano vivenciam a experiência de Júri Simulado na Unit

Participantes encenaram o julgamento sobre o uso da Inteligência Artificial no mercado do trabalho e conheceram a estrutura física do curso de Direito da Unit

às 19h59
Compartilhe:

Numa vivência diferenciada e de muito aprendizado, 120 alunos das três turmas dos 9º anos do Colégio Salesiano realizaram um Júri Simulado em parceria com o projeto Portas Abertas, da Universidade Tiradentes (Unit), na tarde desta terça, 19. Com alegações definidas; questionamentos a postos; e conscientes do papel a ser desempenhado por advogados, juiz, jurados, testemunhas, Ministério Público, e os demais personagens envolvidos em um Tribunal do Júri, os alunos encenaram o julgamento sobre o uso da Inteligência Artificial no Mercado do Trabalho.

No papel de réu e com o desejo de ingressar na graduação de Direito, o aluno Paulo Mascarenhas Maia da Paz Santos destacou a dupla experiência de visitar o campus universitário e também simular uma prática jurídica da carreira que pretende seguir. “ Primeiramente, é uma honra poder entrar aqui na Unit que e, inegavelmente, o sonho de muitos adolescentes, inclusive espero entrar futuramente, pois quero cursar Direito. Então, hoje está sendo uma experiência muito boa e divertida, em que pese o cansaço de estudar e ensaiar para ficar tudo muito bom. Sem dúvida, é uma iniciativa muito boa que o nosso colégio pode nos proporcionar, juntamente com a universidade, para não só aprender mais sobre Inteligência Artificial, mas como também sobre o sistema do júri e o exercício das profissões em Direito”, explica.

De acordo com a professora de História do Salesiano, Ana Carla de Jesus, os alunos se dedicaram bastante ao projeto e se encantaram ao entrar no campus. “Todos ficaram empolgados quando chegaram na Unit, pois é uma oportunidade de conhecer o campus, uma vez que muitos se interessam pela área do Direito e aqui podem conhecer um pouco como funciona, estrutura ofertada, enfim. Essa iniciativa de unir um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Física e Geografia, com o projeto Portas Abertas da Unit é, sem dúvida, uma experiência única e válida para o conhecimento dos alunos, seja para aprofundamento sobre o tem como para conhecer a dimensão de uma universidade”, enfatizou.

Egresso do Salesiano e do curso de Direito da Unit, o advogado Arthur Santana, foi o convidado para figurar como juiz do Júri Simulado. “Acho muito importante essa iniciativa da Unit e do Salesiano em fazer com que alunos do Ensino Fundamental e Médio tenham a experiência em relação à profissão e nada melhor, na carreira do Direito, do que o júri simulado. É uma prova de fogo para os alunos, que podem gostar e se identificar com o curso e , futuramente, ingressar na graduação. Foi uma honra participar de tudo”, afirmou.

Portas Abertas

Projeto de relacionamento da Unit com a comunidade escolar, o Portas Abertas promove uma diversidade de ações em parceria com instituições educacionais para que os estudantes possam conhecer a estrutura física do campus universitário; explorar os ambientes; experimentar práticas dos cursos de graduação ofertados; realizar atividades curriculares nos espaços de conhecimento da universidade e muito mais.

Leia mais: Alunos do Colégio Amadeus conhecem estrutura dos cursos de Comunicação Social

Compartilhe: