ESTUDE NA UNIT
MENU



Semana da Saúde promove ações práticas de cuidado com a saúde física e mental

Evento fruto da parceria entre a Polícia Federal de Sergipe e a Universidade Tiradentes traz ações de saúde para o público interno da instituição

às 18h27
Compartilhe:

Em um mundo onde a pressão e os desafios do cotidiano podem impactar significativamente a saúde física e mental, investir no bem-estar dos profissionais é fundamental. Compreendendo essa necessidade, a Universidade Tiradentes (Unit), em uma colaboração exemplar com a Polícia Federal (PF), promove a Semana da Saúde.

A Semana da Saúde, que teve início nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, terá ao longo da semana palestras e oficinas, além da oferta de serviços de saúde no hall do bloco G do campus Farolândia. Os temas abordados incluem desde a importância do exercício físico para a saúde mental até dicas para uma aposentadoria tranquila, passando por treinamento funcional e exercícios lúdicos.

A coordenadora dos cursos da saúde da Unit, Juliana Dantas Mendonça, enfatizou a abrangência do evento. “Estaremos oferecendo não apenas palestras educativas para esses servidores, mas também ações relacionadas à saúde. As palestras abordarão temas como saúde mental, saúde física e educação financeira, atendendo às solicitações dos servidores para fortalecer sua saúde física e mental. Indicamos palestrantes e professores especializados para abordar esses temas”, destaca.

Uma parceria fortalecedora

A superintendente regional da Polícia Federal de Sergipe, Aline Pinto, ressaltou a importância da parceria e cooperação entre a PF e a Unit. “Nós, da Polícia Federal, temos essa parceria, essa cooperação que, como conversamos anteriormente em reunião com o staff da universidade, não deve ser uma ação isolada, mas sim ter continuidade”, pontua.

A parceria entre a Unit e a PF vai além de um evento; é um compromisso com a qualidade de vida e a eficácia no exercício de suas funções. A saúde é um alicerce, e ambos reconhecem que profissionais saudáveis têm um desempenho melhor em suas atividades, refletindo diretamente na segurança e bem-estar da sociedade como um todo.

“Antigamente, falávamos sobre habilidades técnicas, que nos habilitam para certas atividades, que nos permitam concorrer a determinadas vagas e empregos. Hoje, não estamos preparados para certos desafios, para ocupar certas vagas, se não tivermos também empatia, capacidade de diálogo e de conversa. É com o objetivo de fortalecer ainda mais essas capacidades e características entre nós que vejo a importância deste evento”, reforça Aline Pinto.

O Delegado Regional da Polícia Federal de Sergipe, Jorge Vinícius Nunes, destacou a relevância do evento para o fortalecimento das capacidades dos servidores. “A polícia é um time, ela não se forma sozinha, não age individualmente, mas sim em equipe. Eu fui muito entusiasta com esse projeto, porque há uma crítica na Polícia Federal de que nós, para ingressar em suas fileiras, temos que passar por uma prova física, que é até desafiadora, mas depois se negligencia e a Segunda e a Terceira instâncias desconsideram a saúde do servidor. Este departamento não é mais o lugar para negligenciar a saúde do servidor”, elenca.

Reconhecimento aos que se destacam

Durante o evento, houve um momento para celebrar e homenagear os integrantes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), cuja dedicação e coragem se destacam no cumprimento das missões mais desafiadoras. A Semana da Saúde é um tributo à importância do cuidado com a saúde de todos os envolvidos na segurança pública.

“São esses policiais, esses guerreiros que compõem a Polícia Federal em caso de incidentes graves, como a ocupação de um prédio público ou o cumprimento de mandados em endereços de difícil acesso. Em situações onde a resistência é maior, o GPI é a primeira força da Polícia Federal, o primeiro grupo a intervir e nos auxiliar no cumprimento da nossa missão constitucional”, explica Nunes.

Serviços disponíveis

Além das palestras informativas, o evento também oferece ações práticas de cuidado com a saúde. “As ações incluirão medições de glicemia, medições de pressão arterial, alguns tratamentos estéticos, avaliações nutricionais e avaliações psicológicas. Será uma semana intensa, incluindo avaliações em educação física. Além disso, teremos alunos de educação física e professores trabalhando diretamente com a PF para desenvolver essas atividades. Esta parceria se fortalece a cada ano, visto que a PF é um órgão de grande importância para a sociedade, e estamos muito felizes em poder contribuir”, complementou Juliana Dantas.

A iniciativa da Semana da Saúde da Polícia Federal é vista como um passo importante na valorização e cuidado com a saúde física e mental dos servidores, contribuindo para um desempenho ainda mais eficaz na missão constitucional da instituição. A expectativa é que o evento se torne uma tradição semestral, reforçando o compromisso com o bem-estar da equipe.

Leia também: Unit e CPTran promovem seminário alusivo à Semana Nacional do Trânsito

Compartilhe: