ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira algumas dicas de produção para Conteúdo Multimídia voltado ao EAD

Uma boa estratégia é dividir os objetivos de aprendizagem em tópicos menores, facilitando a organização e estruturação do material didático.

às 11h38
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) chegou para ficar e já corresponde a 41,4% dos 8,9 milhões de alunos matriculados no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com dados do ano de 2021.

Essa realidade exige adequações não só dos alunos, mas também dos professores que lecionam no ensino superior. É essencial que tenham conhecimento sobre as melhores práticas na criação de materiais didáticos que sejam eficientes, envolventes e facilitem o aprendizado dos alunos.

Para auxiliar nesse processo de criação e elaboração de conteúdos, separamos algumas dicas úteis que vão ajudar desde a organização do conteúdo até a escolha dos recursos multimídia. 

1 – Defina objetivos

Antes de começar a escrever ou criar qualquer conteúdo é preciso se perguntar qual o seu objetivo de aprendizagem com aquele conteúdo. O que os alunos devem ser capazes de executar a partir daquela aula?

Uma boa estratégia é dividir os objetivos de aprendizagem em tópicos menores, facilitando a organização e estruturação do material didático. Dessa forma, você poderá abordar cada objetivo de forma mais detalhada e garantir que todos os pontos importantes sejam contemplados.

2 – Fique atento à linguagem

Os textos para um e-book ou para a gravação de um podcast devem levar em conta o perfil do aluno e também o assunto abordado. Podendo ser mais descontraído ou formal a depender do seu público ou do assunto abordado. Usar a linguagem adequada na comunicação é essencial para a eficácia deste processo.

3 – Seja versátil 

O meio online oferece inúmeras possibilidades de formatos e o professor que está inserido neste ambiente deve aproveitar todas elas. Afinal, um conteúdo de qualidade leva em conta a capacidade de captar a atenção do aluno. Pensando nisso, é preciso usar formatos como podcasts, e-books e é claro os vídeos.

É raro encontrar alguém hoje em dia que, ao pesquisar algo na internet, não se depare com esse conteúdo no formato audiovisual. Esse formato já se consolidou como um dos mais utilizados da atualidade. Sendo assim, não dá para desprezar a produção de conteúdo Ead em vídeo na hora de criar o seu planejamento.

Curso de Mídia Digital

Com as exigências em diversas áreas do mercado, onde cada vez mais é preciso estar por dentro do universo digital. Uma ótima opção para quem deseja uma graduação rápida é o curso superior de Tecnologia em Mídias Digitais – conhecido também apenas por curso de Mídias Digitais. O objetivo desta graduação é formar profissionais qualificados, multidisciplinares e dotados de uma visão estratégica em relação aos diferentes meios eletrônicos.

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso EAD de Mídias Digitais, com duração de 4 semestres e conta na estrutura do curso matérias como Produção de Conteúdo para Novas Mídias, Captação e Edição de Vídeo Mobile e Marketing Digital. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Com informações do Blog do EAD

Leia também: Confira dicas que vão te ajudar na elaboração do Currículo Lattes

Compartilhe: