ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiência internacional enriquece formação de futuros médicos em Boston

Estudante de Medicina da Unit conta como foi sua experiência durante sua jornada acadêmica em Boston

às 13h32
Gabriel Moraes Valois- Estudante de Medicina
Gabriel Moraes Valois- Estudante de Medicina
Compartilhe:

No início de agosto, um grupo seleto de estudantes do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) embarcou em uma jornada única rumo a Boston, nos Estados Unidos. Durante quatro semanas, esses futuros médicos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o sistema de saúde norte-americano, em uma experiência adaptada à realidade local.

Para o estudante do décimo período de Medicina da Unit, Gabriel Moraes Valois, a experiência foi verdadeiramente transformadora. “Estive em Boston no início de agosto. Cheguei lá no dia 5 de agosto e retornei no dia 5 de setembro. Portanto, fiquei lá por quatro semanas, ou seja, um mês. Durante esse período, participei de parte do meu internato nas clínicas e hospitais do CTA, que é o Cambridge Health Alliance”, relata Gabriel.

A oportunidade proporcionou um aprendizado intenso e a expansão da rede de contatos profissionais. Além disso, Gabriel obteve um conhecimento mais profundo sobre o sistema de saúde norte-americano, o que foi uma experiência enriquecedora para sua formação médica.

“A abordagem foi adaptada à realidade local, permitindo um acompanhamento mais próximo dos médicos nas especialidades escolhidas. Quanto às áreas, todos nós passamos pela atenção primária, mas no meu caso, tive a oportunidade de vivenciar as especialidades de hematologia e urologia, que são as áreas que escolhi para seguir”, acrescenta o estudante.

A experiência além da sala de aula

Para Gabriel, a medicina vai além de uma profissão: é uma vocação. “Sinto que nasci para fazer isso, para ajudar as pessoas, buscar a cura e promover saúde e qualidade de vida para todos”, afirma ele sobre sua escolha de carreira.

Participar desse programa durante a graduação foi uma escolha estratégica para Gabriel. Além de enriquecer seu currículo, ele acredita que todos os estudantes deveriam ter essa oportunidade.

”Essa experiência vai além do aspecto acadêmico, é uma experiência enriquecedora em termos culturais e sociais. É mais do que uma experiência acadêmica, é uma experiência de vida. Acredito que seja fundamental que todos tenham a oportunidade de ter uma experiência internacional como essa”, ressalta.

A experiência internacional não apenas enriquece o currículo, mas também proporciona um contato direto com pacientes em hospitais renomados e altamente tecnológicos, entre os melhores do mundo. Gabriel destaca o papel fundamental da Unit nesse treinamento, que facilitou a parceria com hospitais no exterior.

Além disso, o sistema de ensino PBL (Problem-Based Learning) contribuiu significativamente, permitindo que o estudante tenha um papel ativo no próprio aprendizado. Gabriel destaca o valor dessa abordagem, que incentiva o aprofundamento e o interesse do estudante na área médica.

Agora de volta ao Brasil, Gabriel traz consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também a realização de um sonho. A experiência internacional fortaleceu sua convicção de que a medicina é sua verdadeira vocação e reforçou o compromisso de buscar a excelência na profissão.

Leia também: Aluna fala da experiência com a Neurologia Clínica em internato no HAOC

Compartilhe: