ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba o que é a ABP e como é importante no desenvolvimento do aluno

Segundo Karen, essa estratégia metodológica pode existir nas duas modalidades de ensino, tanto presencial, como no Ensino à Distância (Ead)

às 12h07
gerente acadêmica de EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki
gerente acadêmica de EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki
Compartilhe:

Provavelmente, você já ouviu falar em Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), mas você sabe o que significa? Essa é uma abordagem metodológica que tem como grande princípio colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, funcionando com um projeto planejado por um professor com etapas e desafios que incentivam os alunos a explorar, investigar e resolver problemas da vida real, ou seja, com demandas da prática profissional desses alunos.

 Sobre o assunto, conversamos com a gerente acadêmica de EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, que explicou mais sobre essa metodologia e como ela é importante no desenvolvimento acadêmico do aluno. “O envolvimento com a prática profissional é fundamental para que o aluno consiga se sentir mais próximo à profissão. No desenvolvimento do projeto é estimulado que o aluno trabalhe em equipe, em atividades colaborativas, para desenvolver habilidades de comunicação, pensamento crítico, de relacionamento interpessoal, que na verdade são demandas exigidas de um comportamento profissional no mercado de trabalho”, afirmou.

Na ABP, o professor tem um papel modificado no processo, pois deixa de ser aquele que só passa o conteúdo e começa a orientar. A gerente acadêmica também destacou que a Aprendizagem Baseada em Projetos traz benefícios variados, um deles é a conexão com o mundo do trabalho, o mundo real e a prática profissional.

“Essa metodologia se transforma em uma grande fonte de construção da identidade profissional. Outro ponto é o desenvolvimento de conhecimento teórico e prático vinculados às habilidades de negociação, comunicação e gestão de crise, demandas importantes no cenário atual”, ressaltou.

Segundo Karen, essa estratégia metodológica pode existir nas duas modalidades de ensino, tanto presencial, como no Ensino à Distância (EAD), o grande diferencial será a criatividade e o planejamento do professor. “Na Unit somos muito privilegiados, pois temos à nossa disposição diferentes soluções como catálogo de conteúdos verificados cientificamente, bibliotecas digitais, objetos de recurso digitais imersivo e um ambiente virtual de aprendizagem que conseguem permitir aos professores e gestão acadêmica o monitoramento da gestão de aprendizagem”, finalizou.

Leia também: Neurociência e aprendizado online: estratégias para potencializar o ensino a distância

Compartilhe: