ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira algumas dicas de como usar o TikTok na hora dos estudos

Segundo o docente do curso de Marketing, é importante e desafiador evitar distrações e para isso o professor dá algumas dicas

às 12h13
Compartilhe:

O TikTok é uma das plataformas mais acessadas pelos jovens e além de entretenimento é uma importante ferramenta de aprendizado. O aplicativo pode ajudar na educação de inúmeras maneiras, aumentando o engajamento dos alunos, estimulando a criatividade e diversificando o aprendizado.

Conversamos com o professor do curso de Marketing EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Mario Eugênio, que destacou a importância de manter o foco e reforçar a concentração. “Muitos educadores e estudantes têm usado a plataforma para compartilhar dicas, explicações breves e estratégias de aprendizado. No entanto, é crucial evitar distrações com conteúdo não relacionado aos estudos”, destacou.

Para utilizar a plataforma de maneira correta, o professor deu algumas dicas. Segundo Mário Eugênio, é preciso procurar e seguir professores, especialistas e criadores de conteúdo educacional que compartilhem informações relevantes para seus estudos. Também é interessante pesquisar por hashtags relacionadas aos tópicos de estudo para encontrar vídeos relevantes.

De acordo com o professor, é valioso anotar dicas importantes. “É possível utilizar a função de comentários ou salvar vídeos para revisar posteriormente as informações úteis. Fazer perguntas, compartilhar as próprias dicas e participar de discussões construtivas nos comentários também é válido”, afirmou.

Segundo o docente do curso de Marketing, é importante e desafiador evitar distrações e para isso o professor dá uma dica: Para manter o foco deve ser definido um limite de tempo diário para o uso do TikTok com fins educacionais.

E para  produzir conteúdos?

Quem quiser produzir conteúdo voltado para estudantes deve focar em um tópico específico em que seja competente e apaixonado, como matemática, ciências, línguas, etc. O professor também orienta manter o conteúdo curto e direto, pois os vídeos curtos são a marca registrada do TikTok, então manter as explicações e dicas breves e concisas.

“É preciso explicar conceitos de forma simples e fácil de entender, evitando jargões complicados. Usar gráficos, diagramas e exemplos visuais podem ajudar a tornar o conteúdo mais envolvente e compreensível. Interagir, responder a perguntas, promover discussões nos comentários e criar uma comunidade envolvente em torno do seu conteúdo também fazem do seu conteúdo mais atrativo”, finalizou.

Leia também: Saiba o que é a ABP e como é importante no desenvolvimento do aluno

Compartilhe: