ESTUDE NA UNIT
MENU

Veja como submeter um artigo científico no EAD

Para os alunos do EAD que se interessaram em iniciar a produção de um artigo científico, o professor Rony Silva dá algumas dicas

às 21h42
Compartilhe:

Ter artigos científicos publicados ao longo da sua graduação é muito importante e conta bons pontos no currículo. Mas, mesmo com as vantagens, alguns estudantes deixam de lado a produção de artigos, muitas vezes por não saberem como começar e também por acreditarem ser algo muito complicado.

Para falar mais sobre esse tema conversamos com o professor do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit), Rony Silva. O docente explicou que não existe nenhuma diferença se o aluno faz um curso EAD ou presencial, inclusive dentro da Unit é possível verificar experiências de estudantes de Iniciação Científica (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC) modalidade EAD que produziram artigos científicos fruto de suas investigações.

O professor também explicou que um artigo científico consiste em uma produção textual contendo os principais resultados de uma pesquisa. “Em geral, são publicados em revistas qualificadas e anais de eventos, que exigem uma produção sintetizada e concisa. No caso da Unit, contamos com o Caderno de Graduação e a Revista Interfaces Científica divididos em três eixos do conhecimento, Humanas e Sociais, Exatas e Tecnológicas, e Biológicas e da Saúde”, destacou.

Para os alunos do EAD que se interessaram em iniciar a produção de um artigo científico, o professor Rony Silva dá algumas dicas. “O primeiro passo é estreitar a relação com o professor tutor, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse espaço, o estudante terá acesso a pesquisas aprofundadas sobre qualquer assunto, podendo encontrar artigos científicos, projetos de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, entre outras possibilidades. Também é importante que o aluno EAD manifeste o interesse por determinadas temáticas, junto aos fóruns de discussões”, ressaltou.

Conforme a área de conhecimento ou a natureza da investigação, um artigo científico deve conter objetivos, procedimentos metodológicos, referencial teórico, resultados, etc. 

Passos para a produção

1 – Delimite o tema;

2 – Desenhe a estrutura do artigo (introdução, desenvolvimento e conclusão), coloque em uma tabela o que cada parte deve conter;

3 – Atenção à linguagem do texto;

4 – Revise e adeque às normas da ABNT.

Dicas para conseguir aprovação na publicação

1 – Cuidado com o plágio;

2 – Não envie o mesmo artigo ao mesmo tempo para vários lugares;

3 – Fique atento à veracidade dos dados e informações colocados no artigo.

Leia também: Bate-papo sobre mercado de estágio para o curso de Pedagogia será realizado neste dia 03

Compartilhe: