ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba um pouco mais sobre a importância do professor tutor

O professor tutor é uma figura muito relevante, pois é ele o responsável por orientar os alunos, esclarecer dúvidas e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada um

às 13h08
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O Ensino a Distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e quando você inicia uma faculdade a distância, começa a perceber todas as vantagens que este formato traz. Entre eles, estão a flexibilidade de horários, a liberdade de estudar de onde estiver, a economia que o curso proporciona e o suporte oferecido pelo tutor EAD.

Diferentemente do professor, o tutor não é responsável pela formulação de conteúdos e nem pela transferência de conhecimento em aulas. Ele, na verdade, é uma figura de autoridade que auxilia os estudantes com dúvidas sobre o conteúdo e sobre a plataforma.

O professor tutor é uma figura muito relevante, pois é ele o responsável por orientar os alunos, esclarecer dúvidas e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada um. O tutor também desempenha várias habilidades organizacionais e intelectuais, que envolvem elaborar atividades, incentivar a pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas dos alunos, coordenar discussões nos fóruns, sintetizar seus pontos principais e desenvolver o clima intelectual geral na turma.

De acordo com a professora tutora dos cursos EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Polyana Lacerda Santos, é papel do tutor acompanhar o aluno durante o período, dando suporte, esclarecendo dúvidas, além de apresentar para os alunos as novidades relacionadas às disciplinas e alinhando-as com o que acontece no mundo. “Isso para o aluno é essencial, pois ele consegue ajustar o conhecimento acadêmico a sua visão de mundo e compartilha isso nos fóruns de discussão”.

Ainda segundo a tutora, para desempenharem um papel fundamental na contribuição para o sucesso dos alunos EAD, é importante que os professores tutores tenham habilidades específicas, já que os alunos precisam aprender de forma autônoma, sem o contato diário presente na sala de aula. “É preciso ter conhecimento da tecnologia, boa comunicação, clareza das atribuições e conhecimento sobre as disciplinas que estão sob nossa responsabilidade”, afirmou.

Sobre a sua experiência, Polyana ressaltou que tem sido muito proveitosa, apesar da rotina puxada. “É preciso estar atenta para dar todo suporte necessário para os alunos. Mas o aprendizado é enorme e nós impulsiona. Óbvio que surgem adversidades, mas nada que não se resolva com diálogo”, finalizou.

Quando pedir a ajuda do tutor?

De modo geral, saber quando solicitar a ajuda do tutor é algo bastante individual. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, então podem ter dificuldades em momentos diferentes da jornada.

Pode ser que você ache que sua dúvida é superficial ou que não merece a atenção do tutor, mas a dica aqui é não pensar assim. O trabalho do tutor EAD é ajudar quando você precisar, então não tenha medo de pedir.

Professor tutor da Unit EAD

A Universidade Tiradentes possui uma equipe de professores tutores qualificados para atender as demandas dos alunos, bem como as novas tendências que surgem com o passar do tempo.
Um diferencial, foi a criação de métodos para aproximar ainda mais os alunos dos seus professores tutores para que a experiência de realizar um curso EAD seja prazerosa e satisfatória. Um desses métodos é a conferência ao vivo, que permite o aluno ter mais encontros online para sanar dúvidas e estreitar laços com o professor tutor.

Leia também: Gerente do Unit Carreiras fala sobre a relação entre IA e o marketing

Compartilhe: