Participar de atividades extracurriculares ao longo da graduação é uma oportunidade valiosa para fortalecer o aprendizado em diversos aspectos. Esses tipos de atividades não estão dentro da organização da Matriz Curricular do curso, no entanto, fomentam a capacitação e o desenvolvimento profissional, contribuindo para a construção do currículo do aluno.
De acordo com a coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Guadalupe de Moraes, as atividades extracurriculares são de extrema importância na vida acadêmica e tornam-se fundamentais para a formação profissional, trazendo oportunidades e benefícios para o exercício da profissão.
“Ao participar desses eventos, os alunos podem ampliar seus horizontes, conhecer mais sobre o curso e vivenciar o universo que sua futura profissão pode oferecer. Além disso, os alunos podem ter oportunidades de networking”, afirmou.
No caso do aluno que está estudando em curso na modalidade de Ensino a Distância (EAD), essas atividades extracurriculares são muito importantes para possibilitar maior imersão nas opções de atuação de cada área. “De uma forma geral, é fundamental que essas atividades sejam disponibilizadas para os alunos. Mas, que também eles compreendam a importância de estar inseridos nelas e possam buscar por atividades de seu interesse e que vão fortalecer a formação acadêmica e profissional”, finalizou.
A coordenadora também destaca que além dos cursos voltados para sua área de estudo, é importante que o estudante busque outros tipos de conteúdos. “Todo conhecimento que possa ser agregado à formação profissional, pode contribuir para que o aluno tenha uma maior amplitude de atuação. Além disso, poderá fornecer subsídios que promovam a criação de novas ideias empreendedoras e inovadoras”, ressaltou.