ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira algumas dicas de como lidar com o medo na hora de iniciar um estágio

Também é necessário que o estudante não tenha medo dos desafios e procure estágios além da sua zona de conforto.

às 17h31
Freepick
Freepick
Compartilhe:

 Sempre que vamos iniciar alguma atividade nova é comum uma certa ansiedade e nervosismo. Para muitos estudantes acadêmicos, iniciar um estágio é um desses momentos que provocam frio na barriga, tudo bem, isso é normal. O aluno só precisa ter cuidado e não permitir que esses sentimentos o paralisem e interfiram no seu desenvolvimento profissional.

A responsabilidade de entrar no mercado profissional deixa alguns estudantes inseguros, mas para desmistificar esse momento tão importante na vida acadêmica,coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Guadalupe de Moraes, deu algumas dicas durante o podcast “De Papo Com”, que está disponível no canal do youtube da instituição.

“Coincidentemente estou professora dos estágios e converso muito sobre isso, desmistificando isso, não existe porque ter medo se é a profissão que você escolheu para exercer, então o estágio é o momento de você sentir, vivenciar, se inserir e dominar”, destacou.

A coordenadora também ressaltou que o estágio está diretamente relacionado com o contexto de experimentação. “Esse é o momento do estudante sentir o ambiente, se desenvolver, se adaptar e identificar o que gosta, a área que quer atuar. O estudante tem que ter consciência que a jornada vale a muito apena, cada etapa tem seu valor e é preciso vivenciar tudo, para a partir dali iniciar sua rede de relacionamentos”, afirmou.

Também é necessário que o estudante não tenha medo dos desafios e procure estágios além da sua zona de conforto. “Quando você se disponibiliza a aceitar um desafio, é muito mais valioso. Temos que mudar o olhar, às vezes aparecem oportunidades e o estudante não vai, pois não conhece a área, não faça isso, busque preparo e vá, se jogue”, ressaltou.

Para os alunos que se sentirem inseguros, a pedagoga tem uma dica: dialogue. Quando bater a insegurança, busque seus professores, seus coordenadores e responsáveis pelo estágio. Se comunique e mostre que está disposto a aprender!

Leia também: Saiba porque a resiliência emocional é importante para o aluno do EAD

Compartilhe: