ESTUDE NA UNIT
MENU

Aeroclube de Aracaju: preservando a história da aviação sergipana

Conheça a trajetória e a importância do Aeroclube para o desenvolvimento da aviação em Sergipe

às 20h31
Reprodução: Infonet
Reprodução: Infonet
Compartilhe:

O Aeroclube de Aracaju é um marco histórico da aviação em Sergipe, pois foi o primeiro aeroporto do estado que deu origem ao desenvolvimento da aviação na região. Situado no bairro Santos Dumont, zona norte da cidade, repousa não apenas um complexo aeronáutico, mas um símbolo vivo do pioneirismo aéreo no estado. 

Batizando o próprio bairro em homenagem a Santos Dumont, o aeroclube foi o berço da aviação sergipana. Nesse contexto, o professor de Pedagogia na Universidade Tiradentes (Unit), Rony Silva, explica a relevância desse espaço.

“O aeroclube de Aracaju está inserido em um terreno de aproximadamente 150 mil metros quadrados no bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju, estado de Sergipe. De relevância histórica, por ser o primeiro aeroporto do estado de Sergipe, deu nome ao bairro onde está localizado, em referência ao brasileiro criador do 14-bis.”destaca o professor.

Um dos pontos altos dessa rica narrativa aérea é o Memorial do Aeroclube de Sergipe (MAS). Inaugurado em agosto de 2022, esse feito arquitetônico abriga lembranças e memórias da aviação sergipana em forma de fotografias e textos que resgatam os eventos da Segunda Guerra Mundial. 

“A exposição está materializada sob forma de fotografias e textos que remontam acontecimentos históricos relacionados à participação do aeroclube na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), dentre elas destaca-se a contribuição do fundador e presidente do aeroclube, Walter Baptista”, pontua.

Este evento, que ocorreu há 80 anos, marcou uma época crucial na história da aviação, quando os aviões do Aeroclube desempenharam um papel heroico ao socorrer náufragos após o afundamento de navios no litoral sergipano. Rony enfatiza o significado desse marco. 

“Entre os dias 15 e 16 de agosto de 1942, três navios foram atingidos por torpedos disparados por um submarino alemão, na costa de Sergipe. Cerca de 600 pessoas morreram, muitos desses corpos foram levados pelo mar às praias do litoral do estado, desde Estância, interior de Sergipe, até a capital. Outros dois navios foram atacados no dia 17, no litoral da Bahia, pelo mesmo submarino. Na ocasião, os aviões do aeroclube prestaram socorro aos náufragos”, explica   

Dia do Aviador

Outro elemento fundamental na trama da aviação é o Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro. Essa data reverencia Alberto Santos Dumont, cujo voo pioneiro marca um dos momentos mais emblemáticos na história da aviação mundial. 

Para Rony Silva, essa celebração não poderia ser mais pertinente para o Aeroclube de Aracaju, que tem sido uma força propulsora no avanço da aviação tanto no estado quanto no país.

“No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont. A data marca a realização do primeiro voo mecânico do mundo. Nesse sentido, o Aeroclube de Aracaju tem contribuído para o avanço da aviação no Brasil e em nosso Estado”, elucidou o professor.

Leia também: Estudante relata experiência internacional em Medicina

Compartilhe: