ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi celebra dia da Sergipanidade com música, dança e sabores típicos na Unit

Programa de Assistência Integral à Melhor Idade promove evento especial em homenagem ao Dia da Sergipanidade

às 19h50
Compartilhe:

Em homenagem ao Dia da Sergipanidade, celebrado em 24 de outubro, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi) da Universidade Tiradentes (Unit) promoveu uma animada e cultural celebração para as idosas da comunidade. Música tradicional, danças típicas e uma saborosa degustação de iguarias regionais marcaram o evento, que teve como objetivo reforçar os laços com as tradições sergipanas e proporcionar momentos de alegria e aprendizado.

A coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, enfatiza a importância da celebração do Dia da Sergipanidade de maneira autêntica e vibrante. “Não poderíamos deixar de comemorar esse dia da melhor maneira. Por isso, pedimos para as idosas virem bem coloridas. Colocamos Chiko Queiroga para que pudessem aproveitar e dançar à vontade. Na ação, em parceria com o curso de Nutrição, também trouxemos pratos típicos de Sergipe para celebrar o Dia da Sergipanidade. É uma ação importante para que elas possam se divertir e se imergir na nossa cultura”, pontua Zulnara.

Resgatando hábitos regionais

As ações do Paimi, no Dia da Sergipanidade, têm como foco o resgate dos hábitos regionais e a valorização da identidade sergipana. O objetivo é mostrar quais são os elementos que definem Sergipe e que caracterizam o povo sergipano. 

A professora de Nutrição da Unit, Sandra Maia, ressalta a importância de abordar os hábitos alimentares regionais como parte fundamental da identidade sergipana. “Como somos da área de nutrição, trouxemos um pouco dos hábitos regionais. Portanto, abordamos comidas como a mangaba, o amendoim, o caranguejo, entre outros pratos típicos. A proposta é realmente trazer à tona a discussão sobre a importância dos alimentos na definição da identidade do povo sergipano”, ressalta Sandra.

Ao enfatizar a conexão entre a alimentação e a identidade cultural, Sandra Maia destaca a relevância de promover um diálogo educativo e interativo sobre a rica culinária local. Através de brincadeiras e dinâmicas baseadas em provérbios sergipanos, a iniciativa busca não apenas transmitir conhecimento, mas também fortalecer o vínculo das idosas com as tradições alimentares que permeiam a história da região.

“Propus algumas brincadeiras e dinâmicas baseadas nos provérbios comumente utilizados aqui em Sergipe. A nossa proposta educativa é, sobretudo, interativa, proporcionando um pouco mais dessa aproximação”, destaca a professora.

O evento proporcionou não apenas entretenimento, mas também uma experiência educativa e enriquecedora para as idosas, promovendo o sentimento de pertencimento à rica cultura sergipana. A iniciativa do Paimi demonstra o compromisso da Unit em valorizar e preservar as tradições locais, enriquecendo a vida de seus participantes com momentos de alegria e aprendizado.

Leia também: 23ª Semana de Fisioterapia: conhecimento e integração para a excelência na Saúde

Compartilhe: