ESTUDE NA UNIT
MENU

Memorial Virtual do CREF20: Unit contribui com a preservação da história da Educação Física em Sergipe 

A Universidade Tiradentes e o Conselho Regional de Educação Física de Sergipe unem esforços para celebrar a história da profissão no estado.

às 12h23
Compartilhe:

No intuito de preservar e celebrar a rica trajetória da Educação Física em Sergipe, a Universidade Tiradentes (Unit) e o Conselho Regional de Educação Física de Sergipe (CREF20) uniram forças para a criação de um Memorial Virtual. Essa iniciativa, que visa imortalizar os marcos e avanços do curso em Sergipe, conta com a colaboração ativa de alunos da Unit, instituição pioneira no segmento desde 1996.

Orientados pela professora de Educação Física da Unit, Lisane Dantas, um grupo de alunos do curso se dedica a realizar um levantamento minucioso das informações que compõem essa importante narrativa educacional.

“O Memorial Virtual da Educação Física é um tributo à memória, uma oportunidade de refletirmos sobre nossa história e contribuir para o enriquecimento do conhecimento sobre a Educação Física em Sergipe. É também um meio de conectar a comunidade, preservar a cultura local e inspirar as futuras gerações”, destaca Lisane Dantas.

A ideia da participação dos alunos, segundo Lisane, foi do professor Gilson Dória Leite Filho, presidente do CREF20, visto que o Conselho tem um convênio com a Unit por meio do componente curricular Práticas Inovadoras De Pesquisa e Extensão (PIPEX) do Inova Tiradentes, nova metodologia da Unit que o curso de Educação Física está vinculado.

“O meu papel de liderança como professora/ orientadora do PIPEX, e como fundadora do curso de Educação Física, estou contribuindo no resgate de informações sobre o curso de Educação Física na Unit, e compartilhando documentos e conhecimentos sobre a história da Educação Física na Unit e no Estado”, explica Lisane.

A estudante Elisa Lima, destaca o papel do PIPEX na integração com a comunidade. “No caso do memorial, essa iniciativa se encaixa perfeitamente com nossos objetivos, proporcionando uma experiência valiosa de aprendizado e interação direta com a comunidade”, ressalta.

Elisa pontua que é de fundamental importância durante o processo ter contato com mentores que são representantes da entidade em questão. “Temos contato com pessoas com experiência da área que vão contribuir significativamente com o nosso projeto e com a demanda. Então eles são peças fundamentais para realização do PIPEX, ou seja, para concretização das demandas que são propostas pelos parceiros”, explica Elisa. “Neste caso, o Memorial Virtual”, lembra.

Nathália Queiroz, também aluna de Educação Física, enfatiza a importância do contato com mentores profissionais. “Contar com a participação de mentores profissionais é essencial. Eles trazem uma perspectiva valiosa, enriquecendo nosso projeto com suas experiências e conhecimentos. Além disso, nos possibilitam não apenas identificar os problemas, mas também apresentar soluções concretas”, infere.

PIPEX

O PIPEX é um componente curricular do projeto Inova Tiradentes, que busca identificar demandas reais da comunidade e trazer para a sala de aula, para que os estudantes pensem e proponham soluções para o problema, ou seja, é uma ação que integra ensino, pesquisa e extensão através de uma proposta interdisciplinar. 

O objetivo deste componente curricular é aproximar os cursos e os alunos das empresas e da comunidade, proporcionando a vivência de problemas reais, com demandantes reais, diminuindo assim o vale entre o discurso e a realidade

Memorial Virtual do CREF 

O Memorial Virtual da Educação Física que o CREF está preparando não é apenas um resgate do passado, mas um investimento no futuro da educação no estado de Sergipe. A celebração da história é, ao mesmo tempo, um convite à reflexão sobre os caminhos que a educação física percorreu e ainda percorrerá na região.

Leia também: Unit firma convênio com Prefeitura de Boquim para estágio em Medicina

Compartilhe: