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Atributos da Unit: metodologias ativas e formação de professores aprimoram a qualidade acadêmica

Qualificação contínua de professores e adoção de metodologias que envolvem os alunos na prática profissional fazem a diferença na graduação e pós-graduação da Unit

às 20h28
Em todos os cursos de graduação e de pós-graduação da Unit, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática e viver o dia-a-dia de cada profissão (Asscom Unit)
Em todos os cursos de graduação e de pós-graduação da Unit, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática e viver o dia-a-dia de cada profissão (Asscom Unit)
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A qualidade do ensino oferecido por uma universidade também é um atributo importante, que destaca a instituição e a torna mais relevante para os alunos e para a sociedade. A preocupação com o aprimoramento constante da qualidade de seus cursos e de suas metodologias é uma das grandes marcas da Universidade Tiradentes (Unit), desde a sua fundação como faculdade. Em todos os cursos de graduação e de pós-graduação, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática e viver o dia-a-dia de cada profissão, alinhando esses conhecimentos com o conteúdo teórico ensinado nas plataformas digitais ou em sala de aula. 

Uma das chaves que levam a essa qualidade está na formação contínua de seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores. Desde 2019, eles contam com o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), criado como um espaço de planejamento e multiplicação da orientação da prática pedagógica, bem como de apoio aos professores em assuntos e situações relacionadas ao dia-a-dia acadêmico e à vida no campus. Isso passa também pela incorporação de novas tecnologias e metodologias de ensino. 

“A instituição tem uma preocupação com a formação contínua do professor. É o ponto principal que qualifica e diferencia a nossa instituição das demais, tanto na graduação quanto na pós-graduação”, diz o professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit. 

Ele destaca também que os professores dos cursos de graduação da Unit também atuam em seus cinco programas de pós-graduação, que são avaliados positivamente pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). “Os nossos mestrados e doutorados hoje são cinco: dois deles têm nota seis, dois deles têm nota cinco e um tem nota quatro pela Capes, ou seja, a gente pode traduzir isso em uma excelência muito grande. Esse mesmo corpo docente faz parte dos cursos de graduação, e é quem eleva cada vez mais os nossos cursos”, acrescenta Wandir. 

Além dos cursos de mestrado e doutorado, a mesma qualidade se verifica nos mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos em áreas como Direito, Educação, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Gestão, Psicologia, Medicina, Nutrição, Segurança Pública, Serviço Social, Tecnologia e Biomedicina. Nestes cursos, os professores têm experiência de mercado e são focados principalmente nas práticas profissionais, sem deixar de lado as parcerias com os outros setores da Unit e com as unidades de apoio, como o ITP (Instituto de Tecnologia e Pesquisa) e o Tiradentes Innovation Center. 

“O propósito maior de quem procura um lato sensu é buscar aprender fazendo. Hoje, a gente tem uma perspectiva de ter nos nossos cursos uma parte teórica, mas muita prática, seja nos laboratórios que nós temos, seja utilizando dessas duas parcerias. Evidentemente que o que faz o resultado do curso é o corpo docente, a coordenação do curso e toda a organização que a gente faz por trás, para que no dia da aula, o aluno e o professor venham com a única preocupação de ensinar e aprender. E hoje a gente tem dentro desse ecossistema a possibilidade de propor soluções muito mais amplas”, afirma o professor Ivanilson Leonardo, coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unit.   

Ainda de acordo com Ivanilson, os alunos da pós lato sensu ganham ao se integrarem a esse ecossistema, sanando eventuais dificuldades enfrentadas na graduação e fortalecendo o seu network, que é a rede de contatos profissionais. “Isso faz com que ele tenha a possibilidade de um encarreiramento, de uma nova oportunidade de trabalho. Ou seja, a gente tem esse agregado e dentro de um ambiente educacional”, diz ele. 

Aprender fazendo

Outro caminho está nas metodologias ativas, em torno das quais é organizado e ministrado o conteúdo programático e curricular de cada curso. Entre elas, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Projetos, também conhecida como PBL, considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI, que se propõe a trazer o aluno para uma realidade mais próxima da sua atuação profissional, lidando diretamente com problemas reais.  

Essa metodologia é a base para o desenvolvimento e implementação do Projeto Inova Tiradentes, resultado de um processo de reestruturação curricular de alguns cursos da graduação da Unit. Nele, alunos de 1º período atuam com questões e problemas reais, advindos da sociedade, inclusive, colaborando com a criação de soluções que promovem resultados positivos em suas intervenções. Alunos e professores lançam mão de estratégias de aprendizagem como sala de aula invertida, cenários diversos de aprendizagem, laboratórios de formação específica, espaços para orientação profissional e outros. 

“Ter nos distintos currículos uma modelagem que permite ao estudante construir experiências profissionais que revelem as vivências e competências desenvolvidas ao longo do seu processo formativo, voltados para a aplicabilidade técnica da profissão escolhida, é um indicador de qualidade e um diferencial que aproxima o estudante ao mercado de trabalho, às mudanças que o mundo vem enfrentando e aos desafios que movem as pessoas e especialmente, o vetor que aproxima o aluno a estar desde os primeiros ciclos de sua formação inseridos em atividades acadêmicas que promovam habilidades cognitivas, comunicativas e socioemocionais atreladas à sua área, mediante a orientação de professores e profissionais de mercado”, define a professora Michelline Simões do Nascimento, gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

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