ESTUDE NA UNIT
MENU

Usuários reconhecem qualidade dos serviços da Clínica Odontológica 

Espaço da Unit oferece serviços odontológicos que fazem parte das atividades práticas do curso de Odontologia; média de atendimentos varia entre 8 e 9 mil por semestre.

às 14h38
Apenas em setembro, foram pouco mais de 1.800 atendimentos realizados na Clínica Odontológica da Unit, que atende a pessoas de praticamente todo o Estado (Asscom Unit)
Apenas em setembro, foram pouco mais de 1.800 atendimentos realizados na Clínica Odontológica da Unit, que atende a pessoas de praticamente todo o Estado (Asscom Unit)
Compartilhe:

Um espaço onde o aprendizado na prática se dá de forma real e concreta e humana. Assim é a Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes (Unit), que funciona há mais de 20 anos em um amplo espaço no centro de Aracaju. Com três amplas salas de atendimento, ele envolve todos os 600 alunos do curso de Odontologia da instituição, que utilizam a clínica para a execução das aulas e disciplinas práticas em todos os períodos, as quais envolvem o atendimento direto à população, com a supervisão dos professores do curso.

Só no último mês de setembro, foram mais de 1.800 atendimentos, incluindo tratamentos preventivos e restauradores, profilaxia, endodontia, periodontia, cirurgia oral e radiologia, entre outros. Somados os outros meses em que a Clínica está aberta ao público (junto com o semestre letivo do curso), a média de atendimentos varia entre 8 e 9 mil por semestre. 

Entre as pessoas atendidas, estavam as irmãs aposentadas Iracilda e Irene de Lourdes Pereira, que já conheciam a clínica desde quando moravam na Avenida Sete de Setembro, junto ao centro da capital. Hoje, elas moram em bairros mais afastados, mas fizeram questão de voltar ao local. Irene não conseguia falar ao ser abordada, pois tinha acabado de sair de um procedimento de extração de dentes. No entanto, acompanhada da irmã e com sinais de positivo, ela aprovou o tratamento recebido, considerando-o “muito bom”. 

Os mesmos elogios vêm da dona-de casa Alice Alves de Santos, que mora no Bairro Industrial, na zona norte, e frequenta a clínica há pelo menos cinco anos, pois já fez um tratamento. Voltando agora para restaurar a dentição de um dos maxilares, ela destaca o cuidado demonstrado pelos estudantes durante todo o atendimento, a ponto de fazê-la perder o medo de passar pelo dentista. “Fico parecendo que eu estou gelada, quando eu vou sentar na cadeira. Aí eu já fico tensa. Mas eles começam a conversar, conversar, conversar, que eu acabo esquecendo. Aí já começam a tratar e eu nem sinto mais nada, perco o medo mesmo. Me deixam confortável e satisfeita. Por isso que eu voltei”, conta. 

Já o atendente João Pena Costa Menezes, do bairro Cirurgia, conheceu a clínica-escola através de um amigo e começou a fazer um tratamento de canal e restauração há três meses. “A clínica é excelente demais. Eles se preocupam muito com os pacientes, dão atenção total. O que mais me chama a atenção é o atendimento, ele prioriza mesmo o paciente”, resumiu ele, que também recomendou a clínica para outros amigos. 

O público atendido vem de praticamente todo o Estado de Sergipe. A maioria é de moradores de Aracaju, mas boa parte das pessoas são da região metropolitana (Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro) e de municípios do interior, que aproveitam a localização estratégica da clínica, próxima ao Terminal Rodoviário Luiz Garcia, de onde partem e chegam a maioria dos ônibus intermunicipais para a capital. 

Alunos

Para os estudantes, esse atendimento é uma parte importante da formação e do preparo para atuar na prática da profissão. Um deles, Denilson Gomes, do nono período, disse que as atividades na Clínica o fizeram se identificar mais com a Ortodontia que é o trabalho com aparelhos fixos e alinhadores, mas permitiram o aprendizado em outras especialidades da carreira, como dentística, periodontia, cirurgia e prótese. Para ele, muitos aspectos chamam a atenção na Clínica Odontológica. “Eu poderia citar toda a parte teórica e prática porque é uma equipe bem preparada, mas também disso tem o lado humano, o lado empático de atender as pessoas e levar em consideração que elas veem as queixas delas. Aqui na clínica, a gente tem esse suporte e amparo para poder entender desde o preceito básico até o avançado. Isso é muito importante para poder construir o meu futuro”, afirma.

A oportunidade de interagir e cuidar de pessoas também motiva a aluna Clarice Oliveira Passos Martins, igualmente do nono período, que pretende seguir a carreira nas especialidades de área de dentística ou de odontopediatria. “Gosto da didática que a gente tem diariamente de atender os pacientes, de os professores estarem ensinando a gente, e da diversidade de casos que a gente pega aqui também. É aprender também a ser humano, que é o mais importante. A gente atende os nossos pacientes sabendo que ali está o amor da vida de alguém”, definiu ela. 

Serviços

A Clínica Odontológica da Unit oferece todo o serviço odontológico relacionado à clínica geral, incluindo procedimentos como profilaxia, restaurações, extrações, raspagens, e alguns procedimentos considerados mais complexos, como cirurgias gengivais e de dente incluso. Há também os serviços de odontopediatria, voltada ao público infantil. Os alunos participam de todos os atendimentos, com a supervisão dos professores do curso, e passam antes por uma série de disciplinas práticas em laboratórios de simulação, com os chamados manequins. 

Todas estas ações são contempladas pelas disciplinas práticas, que representam 60% da carga horária do curso de Odontologia. Esse atendimento está à disposição do público, mediante uma taxa de cadastro de R$ 90,00 por semestre, independente do número de atendimentos. Para a professora Guadalupe Sales Ferreira, responsável técnica pela Clínica de Odontologia, os diferenciais da unidade e do próprio curso em si estão na estrutura oferecida, na ênfase dada à prática e no reconhecimento do próprio público, além da acessibilidade da taxa. 

“A população precisa demais desse serviço, que ainda não é um serviço tão acessível para todos. E quando a gente consegue colocar uma taxa acessível e que as pessoas já conhecem esse serviço, a gente tem esse resultado. E isso é muito importante para os alunos, porque num curso que é relativamente prático, a gente associa o conteúdo teórico à prática, mas a habilidade vem da prática. E se eu tenho essa quantidade de atendimentos, eu tenho alunos mais preparados para o mercado”, destaca Guadalupe.  

A Clínica Odontológica da Unit fica na Rua Siriri, 263, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. O agendamento pode ser feito presencialmente ou pelo telefone (79) 3218-2306.

Leia mais:
Projeto visa retomada de atendimento para crianças com microcefalia

Compartilhe: