ESTUDE NA UNIT
MENU

TCC no EAD: veja algumas dicas para desenvolver o trabalho

O TCC para cursos na modalidade EAD segue princípios semelhantes aos TCCs de cursos presenciais, podendo haver algumas diferenças em termos de organização, orientação e entrega

às 13h52
Legenda: Freepik
Legenda: Freepik
Compartilhe:

Final de semestre chegando e para alguns alunos que estão concluindo a graduação, é a hora de encarar e finalizar o tão aguardado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mesmo para aqueles estudantes da modalidade ensino a distância (EAD), alguns cursos exigem essa etapa final para a formação.

Dessa forma, é fundamental entender como funciona e como manter-se motivado, além disso, a flexibilidade inerente ao EAD pode ser uma vantagem estratégica na elaboração do Trabalho, já que ela oferece aos estudantes a oportunidade de adaptar seu cronograma, ajustando horários de estudos conforme as demandas pessoais e profissionais. 

O TCC para cursos na modalidade EAD segue princípios semelhantes aos TCCs de cursos presenciais, podendo haver algumas diferenças em termos de organização, orientação e entrega devido à natureza online do curso. 

Manter o foco e a motivação durante o processo do TCC é um desafio que muitos estudantes enfrentam, especialmente em um ambiente de EAD. No entanto, existem estratégias que podem ser adotadas para garantir um compromisso sólido com o projeto. O supervisor de tutoria EAD da Unit, Jonas Souza, deu algumas dicas. 

“Estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo (metas SMART). Isso ajuda a manter o foco e a motivação, pois você terá objetivos claros a serem alcançados, por isso é importante definir metas claras”, orienta Jonas. Além disso, divida o processo do TCC em etapas menores e crie um cronograma realista que inclua prazos para cada uma delas”, destacou. 

Estabelecer uma rotina diária, ter horários fixos, organizar um local de estudo livre de distrações e criar um espaço de estudo são algumas outras dicas do supervisor de tutoria EAD da Unit. 

Mantenha-se em comunicação com o orientador e com colegas

Mesmo no ensino a distância é de extrema importância se manter em contato frequente com seu orientador e outros colegas que estejam trabalhando em TCCs semelhantes. Essa prática pode fornecer apoio, troca de ideias e dicas valiosas.

Quanto ao orientador, ele é fundamental para orientar os estudantes no desenvolvimento de um cronograma eficiente para o TCC no EAD. Nesse cenário dinâmico, os orientadores desempenham uma função multifacetada, oferecendo diretrizes essenciais para garantir o progresso bem-sucedido do TCC. 

Ainda segundo Souza, uma das funções dos orientadores acadêmicos é a ajuda na segmentação do processo do TCC em etapas menores e na definição de prazos realistas para cada uma delas. “Isso evita a procrastinação e ajuda o aluno a se manter no caminho certo. Ao estabelecer metas claras e factíveis, os orientadores fornecem uma estrutura sólida, permitindo que os alunos avancem de maneira constante e focada”, afirma ele.

O mentor tem papel crucial, pois é ele que vai oferecer feedback sobre o progresso e sugerir ajustes no cronograma, se necessário, ajuda a manter o aluno no caminho certo. Esse apoio proativo é essencial para evitar desafios potenciais e garantir a execução eficiente de cada fase do TCC.

Leia também: Pedagogia EAD: conheça o curso e as possibilidades de atuação

Compartilhe: