ESTUDE NA UNIT
MENU

O papel fundamental da LAESS na formação de alunos da Unit

Conheça a Liga de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Tiradentes e como ela impacta positivamente na formação dos estudantes de Enfermagem

às 12h04
Compartilhe:

A formação acadêmica na Universidade Tiradentes (Unit), vai além das salas de aula e livros, especialmente quando se trata de cursos na área da saúde. A Liga de Semiologia e Semiotécnica (LAESS) destaca-se como um projeto de extensão que desempenha um papel vital no desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimentos específicos para os alunos de Enfermagem. 

A aluna do 8º período de Enfermagem da Unit, Beatriz Silva Faro, descreve seu papel na LAESS durante sua participação como mentora e diretora de marketing. Na mentoria, seu foco era desenvolver habilidades nos calouros, enquanto na Diretoria de Marketing, organizava eventos e cuidava da comunicação da liga. “Participava de reuniões gerais da reitoria com as coordenações da universidade para instruí-los sobre o melhor caminho dentro da Unit”, explica.

Escolha pela Enfermagem 

A paixão pela área da saúde levou Beatriz a escolher Enfermagem como sua trajetória acadêmica. “Escolhi a enfermagem porque, de modo geral, a área da saúde sempre me encantou muito, e me identifico desde criança. Lembro-me de sempre querer brincar de hospital na minha infância, e agora me vejo como uma adulta trabalhando em um hospital, conquistando vários sonhos a partir dos meus esforços e dos meus pais”, revela.

A experiência na LAESS e na enfermagem trouxe mudanças significativas na perspectiva de Beatriz como futura enfermeira. “Conhecimento, vivências com calouros e amigos de curso, coordenação, a mentoria e a liga abriram muitas portas para mim, até em questão de networking e oportunidades externas, como estágios remunerados e extracurriculares”, elenca.

Beatriz destaca a contribuição da Unit para sua trajetória acadêmica, enfatizando a flexibilidade de escolha entre projetos de extensão e a estrutura oferecida. “A Unit me proporcionou várias oportunidades, concedeu-me o poder de escolha entre diversos projetos de extensão. Não apenas em relação à carga horária, que é uma das maiores preocupações dos calouros, inclusive a minha quando estava nos primeiros períodos”, reforça.

A trajetória de Beatriz na LAESS é um exemplo inspirador para os alunos da Unit. Sua dedicação, participação ativa e a busca por oportunidades não apenas enriqueceram sua formação acadêmica, mas também ressaltam o compromisso da Universidade Tiradentes em proporcionar uma experiência completa aos seus estudantes, preparando-os para os desafios e conquistas futuras na área da saúde.

Proposta da LAESS

A Liga de Semiologia e Semiotécnica (LAESS) na Universidade Tiradentes é mais do que uma simples atividade extracurricular; é um projeto de extensão que visa desenvolver habilidades práticas e conhecimentos específicos para os estudantes de Enfermagem. Com enfoque em diversas especialidades, como Semiologia e Semiotécnica, Pediatria e Atenção Primária, a LAESS proporciona uma experiência única para os alunos, preparando-os para os desafios do ambiente profissional na área da saúde.

Leia também: Unit prepara alunos para mobilidade acadêmica internacional

Compartilhe: