ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre a biblioteca da Unit e a importância de explorar os temas além da sua área de atuação

É muito importante que o aluno utilize esse espaço buscando títulos dentro e fora da sua área de estudo, pois assim, amplia seu conhecimento com informações seguras de fontes confiáveis.

às 13h26
Segundo a gestora, o Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais
Segundo a gestora, o Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais
Compartilhe:

Manter o hábito da leitura é importante em qualquer fase da vida, mas quando se inicia uma graduação os livros se tornam ainda mais importantes. A leitura faz parte da vida do estudante acadêmico e é fundamental não se limitar apenas às obras relacionadas a sua área de estudo. 

Na Universidade Tiradentes (Unit) todos os polos educacionais possuem bibliotecas físicas. Além disso, os estudantes podem contar com mais de 11 mil títulos de livros eletrônicos de várias editoras e em diversas áreas do conhecimento. De acordo com a gestora da Biblioteca Central da Unit, Gislene Maria da Silva Dias, os alunos contam com uma plataforma intuitiva e fácil de usar, com ferramentas exclusivas que facilitam a leitura. “Temos a melhor solução digital de e-books com amplo acervo multidisciplinar, a Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas principais editoras de livros técnicos e científicos: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva”, destacou. 

Ainda segundo a gestora, o Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais. 

“O acervo da biblioteca cobre todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web. EBSCO-Fornece conteúdo de títulos relevantes das principais editoras, que antes eram só impressos. São 2.328 periódicos e revistas ativos, com texto completo e de acesso não aberto, 2.008 periódicos ativos, de texto completo, revisados por pares”, afirmou. 

Para os alunos modalidade de ensino a distância (EAD) da Unit, a biblioteca digital é um grande diferencial, trazendo vantagens como disponibilidade por 24 horas, sete dias por semana; busca dinâmica por ISBN, título ou autor; além de recursos como leitura em voz alta, marcadores de páginas, realces, anotações e outras vantagens. O acesso é pelo Portal do Magister/ Biblioteca Virtual.

Ainda de acordo com a gestora, a biblioteca da Unit tem como diferencial a qualidade das Bases, com fontes de informação qualificada e que podem ser acessados em casa e que atende tanto aos cursos EAD, como presencial.

É muito importante que o aluno utilize esse espaço buscando títulos dentro e fora da sua área de estudo, pois assim, amplia seu conhecimento com informações seguras de fontes confiáveis. E se você ainda não tem o hábito de leitura, além do que é cobrado nos trabalhos e provas do seu curso, ficam algumas dicas para inserir a leitura no seu dia a dia. 

Dicas

Se você não é daquelas pessoas que desenvolveu o gosto pela leitura desde pequeno, com o passar dos anos, fica um pouco mais difícil, mas não impossível. As distrações do dia a dia e a quantidade de informações podem acabar desviando nosso foco da leitura. 

Com o tempo, ler pode se tornar uma diversão, por isso, confira dicas para criar um hábito de leitura e não deixar mais os livros de lado. 

1 – Comece lendo contos – se encarar um livro ainda parece muito para você, comece lendo contos. Eles são narrativas curtas, por isso, são mais fáceis, levam menos tempo e vão preparar você o ritmo de um novo autor. 

2 – Aproveite todos momentos vagos – use momentos entre uma aula e outra, quando estiver esperando uma consulta médica. Qualquer hora e lugar são ideais para adiantar sua leitura, não deixe seu livro esquecido num canto esperando um momento ideal para leitura. 

3 – Encontre algo que você goste – para escolher o livro que vai iniciar pense no estilo de algum filme ou série que você gosta de assistir. Ou então busque assuntos que são do seu interesse de estudo. 

4 – Fale sobre livros – o que não faltam nas redes sociais hoje em dia são clubes de leitura para participar. Além disso, você também pode conversar com seus amigos, trocar dicas de livros e pegar livros emprestados. 

5 – Crie metas – uma boa ideia também é estabelecer metas de leitura. Pode ser um número de livros por mês ou por ano. Ou ainda, um número de páginas por dia ou por semana.

Leia também: Segurança da Informação: saiba mais sobre o curso e as possíveis áreas de atuação

Compartilhe: