ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o curso de Serviço Social EAD e o mercado de atuação 

O profissional em Serviço Social está comprometido com o bem-estar coletivo, garantia dos direitos humanos e acesso à serviços essenciais como saúde, educação e lazer.

às 17h10
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Se você gosta de se relacionar com pessoas e procura fazer sua parte no mundo, ajudando aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, o curso de Serviço Social pode ser uma boa opção. Segundo uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Serviço Social (CRFSS), mais de 189 mil pessoas trabalham no setor no Brasil, sendo o segundo país do mundo com maior número de assistentes sociais, perdendo apenas para os Estados Unidos. 

O profissional em Serviço Social está comprometido com o bem-estar coletivo, garantia dos direitos humanos e acesso à serviços essenciais como saúde, educação e lazer. O interessante de fazer esse curso é justamente contar com oportunidades em áreas públicas, privadas e também no terceiro setor. 

 Mercado 

O campo de trabalho para o assistente social é bem vasto. Na área da educação, por exemplo, a Lei nº 13.935/2019 determina a presença de um assistente social e psicólogo nas escolas de ensino básico. Nas escolas, é o profissional de Serviço Social que vai interagir com o aluno e família, bem como fazer a intermediação com a escola. 

Na área da saúde, também existe espaço para a atuação deste profissional, seja no setor público ou privado, os hospitais necessitam do assistente social para criar um canal de comunicação entre familiares e pacientes. Além disso, nas Unidades Básicas de Saúde, ele faz o papel de encaminhar solicitações ou pedidos para atender a casos mais emergenciais. 

Nas empresas, os assistentes sociais atuam na educação sobre segurança do trabalho, saúde e lazer, desenvolvendo conteúdos para ensinar, especialmente aos funcionários com menos instrução, noções de saúde, higiene e segurança. 

Uma tendência para quem se forma em Serviço Social é a área do meio ambiente, especialmente na defesa dos direitos de populações atingidas pela poluição liberada por empresas ou catástrofe ambiental. Assim, organizações não governamentais de defesa desses grupos sociais agem como intermediários em negociações com a empresa e o poder público. Até na habitação o Serviço Social se faz presente, planejando novos conjuntos habitacionais voltados para a população carente.

Curso

Pra trabalhar nesta área, que lida com assuntos tão complexos da sociedade, é preciso entender o contexto e as diferenças de cada indivíduo. Por ser uma profissão que lida diretamente com pessoas, é necessário qualificar profissionais para atender as demandas da sociedade, como é o caso da Universidade Tiradentes (Unit), que também oferta o curso de Serviço Social na modalidade de Educação a Distância (EAD) com a mesma qualidade do presencial. O grande diferencial é o fato de o aluno poder estudar onde e quando quiser em qualquer lugar.

O curso de Serviço Social EAD da Unit tem duração de 8 semestres e está inserido na área de conhecimento das Ciências Sociais. No processo de formação, o aluno entrará em contato com disciplinas que o capacitará para compreender a realidade social, a formação social da sociedade capitalista e assim entender os problemas sociais que a população vivencia cotidianamente. As principais disciplinas são:

  • Economia Política,
  • Ética,
  • História da profissão,
  • Direitos Humanos,
  • Política Social,
  • Ciência Política,
  • Filosofia e outras.

Leia também: Saiba mais sobre a biblioteca da Unit e a importância de explorar os temas além da sua área de atuação

Compartilhe: