A Universidade Tiradentes (Unit) está marcando um novo capítulo em sua história acadêmica com o lançamento do primeiro curso de Pós-Graduação lato sensu em Medicina em Sergipe. A Pós-Graduação de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia já teve sua aula inaugural, reunindo egressos da Unit e de outras instituições para explorar os avanços dessa especialidade crucial para diagnósticos ginecológicos e acompanhamento de gestações.
A coordenadora do curso da pós-graduação, Dra. Maria Carolina Andrade, destaca a importância dessa Pós-Graduação como um complemento significativo para os profissionais ginecologistas e obstetras, destacando o papel crucial da ultrassonografia na medicina contemporânea.
“A tecnologia tem evoluído constantemente em relação aos equipamentos antigos, tornando fundamental não apenas compreender o exame de ultrassom como complemento, mas também adquirir conhecimentos para realizá-lo”, elenca Maria Carolina.
A proposta do curso visa uma abordagem centrada na prática, utilizando as diretrizes mais avançadas de instituições internacionais. O professor, Caio Werner Santana e também coordenador do curso de Medicina, ressalta a importância da parceria com a Unit e o Centro Médico Jouberto Uchôa, que será um grande aliado para a formação prática dos estudantes.
“Faremos as aulas teóricas na Unit, mas toda a parte prática, que exige o manuseio de aparelhos, exame em pacientes reais e tutoria junto a uma execução real de um exame, acontecerá no Decós, que dispõe da estrutura necessária para que possamos executar da melhor forma possível”, explica Caio.
Responsabilidade social e acesso à saúde
Além do compromisso com a excelência acadêmica, a Pós-Graduação em ultrassonografia destaca-se por sua responsabilidade social, uma vez que os pacientes do Centro Médico Jouberto Uchôa servirão para a execução dos exames e não serão onerados na realização deles.
“Os pacientes não pagarão pelo exame. Além disso, estamos dando prioridade justamente àqueles que têm dificuldade de acesso na rede pública. Assim, junto com o ganho acadêmico para os alunos, também existe esse ganho social que tentamos promover para esses pacientes, que poderão usufruir de um exame, muitas vezes de difícil acesso pela rede pública”, reforça o coordenador Caio.
Perspectivas e reconhecimento institucional
Segundo o coordenador dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, Ivanilson Leonardo Santos, esse projeto possui grande relevância histórica para a Unit. “Sem sombra de dúvida, este é um grande projeto acadêmico para a Unit, abrangendo todos os nossos alunos, tanto os veteranos quanto os provenientes de outras instituições. Trata-se da nossa primeira Pós-Graduação na área de Medicina. Escolhemos parceiros importantes compreendendo que esta Pós-Graduação tem um foco prático”, elenca.
O pró-reitor de Pós-Graduação, pesquisa e extensão da Unit, Ronaldo Linhares, expressa sua satisfação com esse projeto inovador. “A sensação é a melhor possível. Este projeto é um marco, o primeiro de muitos. Temos empreendido esforços significativos para a formação médica e para ingressar nessa área tão importante. Sinto-me muito satisfeito, pois este é o primeiro passo de uma série de projetos na área de formação”, pontua o pró-reitor.
Um marco no campo da Medicina
Para a médica e estudante de Pós-Graduação, Rebeca Melo, o curso representa a oportunidade de aprimorar ainda mais os cuidados na área de ginecologia obstetrícia. “Acredito que agregará significativo conhecimento teórico e prático. Já sabemos que a Unit tem grande competência na formação técnica e científica, e, em conjunto com o corpo docente atual, tenho certeza de que agregará muito ao nosso conhecimento”, revela.
Matheus Correia Carvalho, também egresso da Unit e estudante de Pós-Graduação, já atua na área e conta que percebeu a necessidade de expandir sua atuação no consultório com exames de imagem, buscando aprimorar a clínica, enriquecer seus conhecimentos e fortalecer a área de pré-natal.
“Em março do ano que vem começarei a realizar partos, cirurgias e percebo a grande necessidade de incorporar exames em meu consultório, tanto para complementar os serviços de pré-natal quanto para a realização dessas cirurgias. Quanto às expectativas em relação aos exames, são as melhores. Desde o início, durante a residência em ginecologia, conversei com a Dra. Maria Carolina, que tem um dom excepcional para ensinar e grande habilidade na sua área. Eu queria fazer o curso com ela, e, por isso, tenho grandes expectativas, sabendo que ela é altamente capacitada”, infere.
A Pós-Graduação em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia representa não apenas um avanço acadêmico para a Unit, mas também uma contribuição significativa para a área médica no estado. Este curso pioneiro promete ser um divisor de águas na formação de profissionais capacitados, comprometidos com a excelência em saúde da mulher e atentos às demandas sociais do sistema de saúde.
Leia também: Aula da Saudade abre novos caminhos para formandos de Direito