ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Enfermagem fazem ação do Novembro Azul na UBS Roberto Paixão 

O objetivo da ação foi promover a prevenção contra o câncer de próstata e doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que são as que mais acometem homens no território do bairro 17 de Março

às 19h40
Compartilhe:

Estudantes do sexto período do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) promoveram na última semana uma ação relacionada à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre os cuidados e prevenções contra o câncer de próstata e outras doenças. Foi uma roda de conversa com usuários atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, gerida através de uma parceria entre a Unit e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS). Nela, os alunos falaram sobre “Como prevenir e/ou tratar as doenças que acometem o homem”.

Segundo a professora Flávia Diniz, que orientou a ação, foi feita inicialmente uma triagem dos usuários das quatro equipes de saúde da família que compõem a unidade. Em seguida, convites foram elaborados e entregues aos agentes comunitários de saúde, que fizeram uma ampla divulgação da roda de conversa na comunidade do bairro. 

“O intuito dessa ação foi a sensibilização e a promoção de saúde a esse público, em uma abordagem mais ampla no entendimento de prevenção a doenças crônicas, principalmente diabetes e hipertensão, que são doenças que mais acometem esses homens no território de atuação, que no nosso caso, é o bairro 17 de Março, e também fazendo abordagem à temática em alusão ao novembro azul, que é a prevenção do câncer de próstata. Então, foi uma oportunidade de integrar as principais patologias que acometem esses homens em um único encontro, sensibilizando, conscientizando sobre a necessidade de um tratamento e acompanhamento contínuo na unidade de referência”, explicou Flávia.

Na roda de conversa, os estudantes levaram uma abordagem de conhecimento científico sobre o câncer de próstata, através de uma abordagem lúdica e de dinâmicas mais compreensíveis e acessíveis ao entendimento dos usuários. Nela, foram explicados, trabalhando o conceito, o diagnóstico, os sintomas e o tratamento para a doença, além da importância da qualidade de vida.

O resultado da ação foi considerado como “muito positivo” pela professora, pois, através dos esclarecimentos e da conversa com os alunos de Enfermagem, os usuários homens foram sensibilizados para tomar uma maior consciência de autocuidado para melhorar a sua qualidade de vida.

“Os usuários também puderam falar sobre os seus desafios pessoais, sobre enfrentamentos de algumas doenças crônicas, sejam essas que foram abordadas ou até mesmo outras de particularidade de cada usuário. Então, foi um momento muito rico de troca de conhecimento, de experiências, de vivências que serviram de exemplo para todos que estavam ali compartilhando dessa oportunidade”, relatou Flávia, acrescentado que os estudantes, além de desenvolverem a habilidade técnica, puderam “vivenciar na prática a relevância da educação e saúde como ferramenta transformadora para mudança de hábito e melhoria na qualidade de vida”.

Leia mais:
Alunos de Psicologia fazem ação com usuários da UBS Roberto Paixão
Campanha Novembro Azul é fundamental para quebrar o tabu sobre a saúde do homem

Compartilhe: