ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Conservatório de Música de Sergipe promovem troca de conhecimento e experiências

Mais de 100 estudantes trabalham em parceria com a comunidade para promover a cultura e a cidadania

às 20h31
Compartilhe:

No intuito de fortalecer seus laços com a comunidade e promover uma sinergia única entre diferentes áreas do conhecimento, a Universidade Tiradentes (Unit) empreendeu uma parceria inovadora com o Conservatório de Música de Sergipe. Coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Extensão (NIEX), o projeto envolveu cerca de 100 alunos de diversos cursos, resultando em experiências transformadoras tanto para os universitários quanto para a comunidade musical.

Segundo a professora preceptora de extensão da Unit, Hannah Linhares, a parceria tem como objetivo construir um diálogo entre os alunos e a comunidade do conservatório. “A parceria com o Conservatório de Música de Sergipe, mediada pelo NIEX, foi construída como parte de projetos no contexto do componente curricular das experiências extensionistas. O objetivo principal é criar um diálogo significativo entre os alunos e a comunidade do conservatório, promovendo uma troca enriquecedora facilitada pela extensão universitária”, elenca.

Para isso, os alunos desenvolveram projetos em diversas áreas, como direitos humanos, saúde física, marketing digital, entre outros. Em um dos projetos, por exemplo, os alunos abordaram a importância da música para a saúde mental. Em outro, desenvolveram uma campanha de marketing digital para divulgar o conservatório.

“Cada grupo de alunos propôs um projeto a ser desenvolvido com os alunos do Conservatório. Realizamos uma primeira visita ao Conservatório, que chamamos de diagnóstica, na qual os alunos conheceram a comunidade, conversaram sobre suas intenções e necessidades, apresentaram propostas e, então, desenvolveram seus projetos. Tivemos vários, dentre eles: ‘Direitos Humanos e Música Brasileira’, ‘Oficina de Marketing Digital’, ‘Conversa sobre Habilidades Emocionais’ e ‘A Importância da Saúde Física do Músico’. A programação foi extensa”, explica Hannah.

Além de proporcionar uma imersão prática, os projetos estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais, desde o trabalho em equipe até o gerenciamento de projetos sociais, contribuindo significativamente para a formação acadêmica dos alunos envolvidos.

“Essa experiência fora dos muros da universidade é extremamente relevante. Foi a primeira vivência para a maioria deles, proporcionando de maneira mais prática e direta a construção do conhecimento por meio da troca, partilha e diálogo. Desenvolver um projeto para outra comunidade é uma oportunidade valiosa para perceber a si mesmo como um ser social e responsável pelas suas construções e elaborações”, destaca a professora.

A estudante do 2º período de Biomedicina, Angela Millena Ferreira, conta como foi sua experiência ao participar do projeto. “Houve muitas trocas de conhecimentos, tanto entre meus colegas e eu quanto em relação ao conservatório, pelo qual temos muita gratidão, pois foram muito receptivos conosco e nos receberam da melhor forma, com música. Além disso, nos ajudaram com o nosso projeto, que tinha como objetivo trazer visibilidade para o conservatório. Com isso, realizamos nossa intervenção levando-os para a SEMPEX, um evento grande com um público expressivo. Portanto, nossa experiência com o conservatório de música foi maravilhosa”, elenca a estudante.

Extensão universitária e formação dos alunos

Para os alunos, a extensão universitária é uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novas habilidades e competências. Através da extensão, os alunos também têm a oportunidade de vivenciar a realidade da comunidade e desenvolver um senso de cidadania.

A parceria entre a Unit e o Conservatório de Música de Sergipe é um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Através da extensão universitária, as universidades podem promover a troca de conhecimento e experiências, contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sociedade, e promover o desenvolvimento social.

Leia também: Alunos de Enfermagem fazem ação do Novembro Azul na UBS Roberto Paixão

Compartilhe: