ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi encerra atividades de 2023 com confraternização e perspectiva de novidades para 2024

A expectativa é dar continuidade aos projetos bem-sucedidos, mantendo cursos como Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Direito e outros interessados em contribuir para o Paimi.

às 14h50
Compartilhe:

Em clima de alegria e descontração, as idosas participantes do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi), da Universidade Tiradentes (Unit), realizaram uma confraternização para encerrar as atividades de 2023. O evento, realizado na segunda-feira (11), foi o momento perfeito para compartilhar conquistas, alegrias e renovar as energias para o ano vindouro.

A coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, destacou o ano de 2023 como um período de conquistas significativas, superando desafios impostos pela pandemia. “Foi um esforço coletivo, realizado com amor e carinho, inclusive com a participação ativa das idosas. Percebemos um genuíno desejo delas de buscar liberdade, fazer novas amizades e participar de novas atividades”, ressaltou Zulnara.

O coordenador de extensão da Unit, Geraldo Calasans, também esteve presente e ressaltou a importância vital do Paimi, mantido pela universidade há mais de 25 anos. “Este programa é fundamental, pois foca no bem-estar dessas mulheres, abordando aspectos como autoestima e saúde de forma abrangente. Oferecemos atividades diversificadas, como canto e trabalhos manuais, proporcionando um espaço de confraternização”, explicou Calasans. 

Geraldo ainda enfatizou a satisfação em oferecer uma variedade de atividades e a colaboração dos cursos de graduação e pós-graduação, especialmente na área de Saúde. “Nosso principal objetivo é promover uma melhoria na qualidade de vida desse público, buscando transformar e enriquecer as vidas das participantes do Paimi”, concluiu.

Para uma das participantes do Paimi, Júlia Rosa, o programa é uma parte essencial de sua vida. “Aqui, sinto-me em casa, envolvida em atividades e contando com o apoio das minhas colegas. Estou presente há muitos anos, conhecendo o programa por intermédio de duas amigas que já participavam. Decidi me juntar a elas, e hoje reconheço que foi uma das melhores escolhas da minha vida. Divirto-me e aprendo muito, pois a cada dia é uma nova oportunidade de aprendizado. A parceria com os cursos também é crucial, proporcionando conhecimentos que, sem o Paimi, não teríamos acesso”, relata.

Planos para 2024

A professora de Fisioterapia da Unit, Maria Jane Aquino, relembra as ações desenvolvidas pelo curso no Paimi durante o segundo semestre deste ano. “No segundo semestre deste ano, realizamos atendimentos individuais e intervenções em grupo. Em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro, e ao folclore em agosto, promovemos ações. Também dedicamos uma atividade ao Dia dos Idosos, finalizando as ações na semana passada, no início de dezembro”, destaca a professora.

Para o próximo semestre, Maria Jane prevê que os atendimentos sejam retomados no dia 26 de fevereiro e com atividades já programadas. “Planejamos atividades vinculadas a datas comemorativas, como o Carnaval, atividades relacionadas ao treino cognitivo para a Semana Santa e eventos para o São João, onde elas participam de quadrilhas. Também planejaremos novas estratégias e atividades em sala de aula com os alunos, visando proporcionar o melhor para as participantes quando colocadas em prática”, disse.

A expectativa é dar continuidade aos projetos bem-sucedidos, mantendo cursos como Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Direito e outros interessados em contribuir para o Paimi. A coordenadora Zulnara revelou planos para exposições durante o ano, proporcionando às participantes a oportunidade de comercializar suas produções e contribuir para a renda familiar. “As atividades têm um papel terapêutico, proporcionando aprendizado constante umas para as outras”, enfatizou.

Em um ano marcado por desafios, este também é um momento de celebração, gratidão e expectativas renovadas para o ano que se inicia. Com a promessa de continuidade e novas conquistas em 2024, o Paimi reforça seu compromisso de ser não apenas um programa, mas uma fonte constante de transformação e enriquecimento para todas as participantes.

Leia também: Grupo Tiradentes promove ciclo de treinamentos de compliance

Compartilhe: