Com a chegada do novo ano, as expectativas para as tendências de mercado em 2024 são alvo de análises e preparativos por parte das instituições de ensino superior. Na Universidade Tiradentes (Unit), a Gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, compartilha algumas das tendências identificadas e como a instituição se prepara para esse cenário em constante evolução.
“As tendências de mercado para 2024 continuam refletindo as mesmas observadas em 2023. O setor de tecnologia permanece em alta, experimentando um crescimento constante, enquanto a área da saúde continua a se reinventar, adotando soluções tecnológicas. A Unit está ativamente se ajustando às mudanças, especialmente através do projeto Inova, para tornar seus cursos ainda mais competitivos e alinhados com as demandas do mercado de trabalho”, afirma Janaína Machado.
O Projeto Inova Tiradentes, destacado por Janaína, mostra-se sintonizado com as expectativas das demandas de mercado previstas para 2024. Uma abordagem notável do projeto é o foco no modelo de sala de aula invertida, incentivando o aluno a desempenhar um papel ativo na construção do seu conhecimento. Esse método reflete a tendência do mercado em relação ao aprimoramento contínuo dos colaboradores, preparando-os para as mudanças rápidas e substanciais que ocorrem nas instituições e organizações.
“Para que possamos acompanhar as tendências de mercado e as mudanças introduzidas pela inteligência artificial, que têm se destacado, especialmente na área educacional, a Unit tem preparado seus professores por meio de jornadas pedagógicas de maneira eficiente. O objetivo é que esses professores possam se tornar verdadeiros mediadores do conhecimento e líderes inspiradores na sala de aula. Dessa forma, os alunos são incentivados a aprender cada vez mais e a se tornarem protagonistas do próprio processo de aprendizado, alinhando-se assim às expectativas do mercado”, elenca.
Soft skills acompanham tendências
Janaína destaca a importância de desenvolver soft skills, competências socioemocionais extremamente requisitadas pelo mercado de trabalho, como gestão de tempo, liderança, empatia e resiliência. A Unit reconhece que essas habilidades são cruciais para que os alunos se destaquem no mercado de trabalho, refletindo uma mudança no paradigma de contratação.
“Os principais desafios percebidos pela Unit em relação à tendência do mercado de trabalho estão relacionados à necessidade de os nossos alunos desenvolverem soft skills. O mercado está invertendo a importância do profissional, buscando formar profissionais éticos, inovadores e empreendedores. E é exatamente isso que o projeto Inova visa: apoiar e inovar na educação para formar profissionais alinhados com as demandas do mercado”, reforça.
Ao antecipar-se às demandas do mercado e ao priorizar o desenvolvimento integral do aluno, a Universidade Tiradentes reforça seu compromisso com a formação de profissionais preparados e alinhados com as exigências do cenário profissional em constante transformação. O Projeto Inova Tiradentes, nesse contexto, emerge como uma iniciativa estratégica para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro reserva.
Leia também: Feriados prolongados de 2024: como aproveitar sem pesar no bolso