ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Biomedicina conclui mestrado e se destaca com pesquisa premiada

Any Eduarda Nanes, doutoranda do PBI/Unit, fez uma dissertação sobre a extração e componentes da semente de maracujá, cujo pôster ficou entre os melhores trabalhos de um simpósio internacional na Bahia

às 15h24
Compartilhe:

O envolvimento com a iniciação científica pavimenta o caminho do aluno para a carreira acadêmica e desenvolve estudos e pesquisas que ganham o reconhecimento da comunidade científica. Foi o que aconteceu com a pesquisadora Any Eduarda Nanes de Oliveira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI), da Universidade Tiradentes (Unit), que foi premiada com uma pesquisa desenvolvida a partir da sua dissertação de mestrado. O estudo sobre a extração de compostos da semente de maracujá com gás carbônico expandido foi colocado entre os melhores trabalhos apresentados durante o 9º Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia (9º Siintec), que aconteceu no último mês de outubro, em Salvador (BA). 

Any concluiu sua graduação em Biomedicina no começo de 2021 e participou de diversas atividades no ramo enquanto era estudante, tendo atuado inclusive no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). “Desde meu primeiro período em Biomedicina, tive a oportunidade de ser aluna de iniciação científica, envolvendo-me em projetos que ampliaram meu entendimento na área. Além disso, participei ativamente de projetos de extensão, enriquecendo minha experiência acadêmica ao aplicar conhecimentos em contextos práticos e contribuindo para a comunidade. Essas experiências moldaram minha trajetória acadêmica e consolidaram meu interesse pela pesquisa”, conta ela. 

Ao se formar na graduação, Eduarda entrou imediatamente para o mestrado no PBI, onde desenvolveu a pesquisa com as sementes de maracujá, sob a orientação do professor-doutor Elton Franceschi. O processo envolve o uso do gás carbônico (CO2 expandido) e de outros solventes, como etanol e acetona, para a extração de compostos fenólicos, antioxidantes naturais que podem ser usados amplamente pela indústria, principalmente de medicamentos e produtos naturais, bem como para tratamentos de saúde em geral.  

O objetivo da pesquisa foi entender e otimizar o processo de extração destes componentes, bem como o potencial deles e a viabilidade prática desse processo na biotecnologia. “Os compostos fenólicos possuem propriedades antioxidantes, que estão associadas a benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças crônicas. Além disso, a utilização de CO2 supercrítico como solvente é uma abordagem mais sustentável em comparação a métodos tradicionais, o que contribui para práticas ambientalmente amigáveis na indústria alimentícia. Portanto, a pesquisa pode influenciar a produção de alimentos mais saudáveis e ecologicamente conscientes, detalha Any. 

Reconhecimento

A dissertação de mestrado foi defendida em março do ano passado e aprovada no PBI. Em seguida, ela foi resumida em um painel que foi levado ao Siintec, evento que reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir e apresentar avanços significativos na área de Biotecnologia Industrial. O estudo ficou com o prêmio de melhor trabalho na modalidade pôster, destacando-se pela combinação de alguns diferenciais. 

“Pode ter sido a combinação de fatores, como a abordagem inovadora no processo de extração de compostos fenólicos a alta pressão, a relevância prática dos resultados obtidos e a clareza na apresentação visual do pôster. Destacar a sustentabilidade da técnica utilizada, seus potenciais impactos na área biotecnológica e a contribuição para a saúde pode ter sido determinante na avaliação positiva do trabalho. A originalidade e a qualidade da pesquisa certamente desempenharam um papel importante nesse reconhecimento”, avalia a pesquisadora, que comemora o reconhecimento. “Ver meu trabalho sendo valorizado pela comunidade acadêmica e receber esse reconhecimento impulsionou minha motivação e confiança na pesquisa. Foi uma experiência que reforçou a importância do meu trabalho e incentivou meu comprometimento com a pesquisa científica”, completa Eduarda.

Para o coordenador do PBI/Unit, professor Marcelo Mendonça, a premiação da pesquisa de Any no Siintec traz dois significados importantes. “Para o aluno, representa de fato um vínculo, uma motivação para que o aluno que está nesse período de formação, ele se estimule a continuar o seu trabalho, a alcançar outros resultados tão importantes quanto esse, o qual foi premiado. E para o programa [PBI], traz um significado de reconhecimento pelo trabalho de qualidade que a gente está fazendo. Demonstra que a pesquisa que a gente está realizando no programa de pós-graduação é uma pesquisa de qualidade, de alto impacto científico, e por esse motivo ela foi premiada”, afirma ele. 

Desde a sua aprovação no mestrado, a pesquisadora está completando o seu primeiro ano no doutorado do PBI, que deverá ser concluído em 2027. Para a tese, ela pretende aprofundar a pesquisa sobre a obtenção de compostos fenólicos da semente de maracujá, utilizando a alta pressão acoplada com absorção. Para ela, a experiência vivida na Unit foi fundamental para o alcance do objetivo de seguir a carreira acadêmica. ‘Ela proporcionou ambientes propícios à pesquisa, ensino qualificado e oportunidades de participar em projetos relevantes. A instituição desempenhou um papel fundamental na minha formação, fornecendo recursos e suporte necessários para o desenvolvimento acadêmico”, definiu Eduarda.

Leia mais: 
Experiência na iniciação científica leva egresso de Nutrição ao doutorado

Compartilhe: