O surgimento de novas tecnologias faz surgir também novas profissões. Um exemplo disso é o tecnólogo em Mídia Digital, profissional quem tem como função trabalhar com toda a comunicação realizada por meio da internet, com os mais diversos conteúdos.
Anúncios pagos em redes sociais, banners de sites, textos com links patrocinados, comerciais em vídeos no Youtube e publicidade digital em ferramentas como o Google Adwords são alguns dos exemplos do que o profissional de mídia digital pode fazer.
Mercado
Essa é uma profissão nova, mas vem ganhando grande espaço, pois a presença de empresas em mídias digitais é essencial para vendas e fortalecimento de marca. Porém, o mercado está mais exigente quanto aos profissionais de mídias digitais e, aqueles que possuem conhecimento mais amplo nas técnicas e nas ferramentas, conseguem vantagem.
As profissões ligadas à tecnologia e, principalmente, a internet, têm grandes perspectivas de crescimento. De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional, realizada pelo Governo Federal, apontou que 65,6 milhões de domicílios são conectados à internet, superando a quantidade de 2019, que foi aproximadamente 5,8 milhões.
Atuação
A internet é um dos facilitadores para a propagação de informações e propagandas. Com isso, o profissional de Mídias Digitais utiliza dos seus artefatos para focar na produção de conteúdos para o meio digital, sendo eles:
- Sites;
- Portais;
- Redes Sociais;
- Revistas;
- Rádios;
- Canais de TV Digital.
Mas para oferecer bons conteúdos e interativos nesse meio é importante dominar o comportamento atual da sociedade, para produzir de acordo com o que interessa ao público-alvo.
O curso
Para entender as especificidades dessa carreira, os alunos precisam compreender, antes de tudo, qual a função do setor profissional de Mídias Digitais.
É por isso que a grade curricular do curso EAD de Mídias Sociais da Universidade Tiradentes (Unit) conta com disciplinas que, ao longo de quatro semestres, esclarecem no que consiste a área, como ela se organiza e quais os seus projetos.
A estrutura do curso conta com matérias como Produção de Conteúdo para Novas Mídias, Captação e Edição de Vídeo Mobile e Marketing Digital. Os conteúdos também abordam o comportamento do consumidor e os princípios da arte publicitária e da fotografia.
Leia também: Confira as vantagens e como conciliar trabalho e estudos em um curso EAD