ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Prefeitura de Barra dos Coqueiros firmam convênio para estágios 

Além dos estágios remunerado e obrigatório, a parceria também prevê a realização de ações de extensão na área da saúde.

às 12h49
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) deu um passo significativo em direção à integração entre teoria e prática ao firmar um convênio com a cidade da Barra dos Coqueiros nesta terça-feira, 16. A parceria visa proporcionar aos alunos uma valiosa oportunidade de estágio, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também contribuindo para o crescimento do município. 

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macêdo, ressaltou a relevância desse convênio para ambas as partes. “Trata-se de uma parceria de grande importância para o município e para a universidade, que se destaca não apenas por oferecer ensino de excelente qualidade, mas também por se empenhar em estender conhecimentos e ações para as comunidades. A colaboração contribuirá com a população local, destacando o constante crescimento e desenvolvimento da cidade em Sergipe”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Júnior, já foi feita uma análise para explorar as diversas possibilidades e entender melhor quais são as demandas locais do município.

“Pela proximidade do município com Aracaju, temos a certeza de que poderemos estabelecer várias parcerias nas áreas de saúde, engenharia e gestão, contribuindo para o progresso da Barra dos Coqueiros. Isso também abrirá oportunidades para nossos alunos no mercado de trabalho e em diferentes setores dos órgãos públicos, como a prefeitura. Com isso, desde já, a Barra dos Coqueiros poderá considerar a possibilidade de contratação desses alunos, que, ao estagiarem, já terão a oportunidade de se destacar e contribuir para o desenvolvimento local”, reforça o vice-reitor.

Contribuição abrangente

Além dos estágios remunerado e obrigatório, a parceria também prevê a realização de ações de extensão na área da saúde. Essas ações serão desenvolvidas por meio dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Educação Física, que fazem parte das Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (PIPEX).

De acordo com a coordenadora de cursos da área da saúde da Unit, Juliana Dantas, a parceria é de grande relevância para os alunos. “Eles terão a oportunidade de vivenciar a rotina e a prática, especialmente no serviço público de saúde, que é nosso foco principal nessa colaboração”, destaca.

Através do convênio, os estudantes terão acesso a centros de treinamento, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao hospital municipal, além de outros serviços correlatos. “Para os alunos, este é um momento enriquecedor de aprendizado, pois poderemos trabalhar em conjunto com a comunidade da prefeitura da Barra dos Coqueiros”, afirma Juliana.

A gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, destaca que a parceria vai além do fortalecimento dos laços com o município. “Isso será crucial, pois permitirá que nossos alunos aprendam na prática, com experiências concretas em diversos cursos da saúde, enriquecendo significativamente o aprendizado. Vamos atuar tanto na área da saúde quanto nas escolas. A prefeitura de Barra dos Coqueiros está de portas abertas para nossos alunos, o que é de grande importância para nós”, reforça.

A parceria entre a Unit e a Barra dos Coqueiros representa um compromisso mútuo de crescimento, proporcionando aos alunos experiências práticas enraizadas nas necessidades reais da comunidade. Esse passo estratégico reforça o papel ativo da universidade na formação acadêmica e cidadã de seus estudantes, enquanto contribui para o desenvolvimento local e o fortalecimento dos laços entre academia e sociedade.

Leia também: Gestores de escolas conhecem calendário de ações acadêmicas do ano

Compartilhe: