ESTUDE NA UNIT
MENU

Biomédica de Itabaianinha alia a formação da Unit à experiência no interior

Conheça a história da egressa Adriele de Jesus Macedo, que fez toda a sua carreira na cidade, mesmo estudando diariamente em Aracaju, a 130 quilômetros de distância

às 19h10
Compartilhe:

Um dos maiores benefícios de um curso superior é a geração de oportunidades de trabalho e crescimento profissional aos jovens estudantes, que muitas vezes conseguem iniciar suas carreiras ainda na universidade, através dos estágios curriculares em empresas e instituições. E muitas vezes, bons profissionais ganham a chance de trabalhar e se destacar no interior, em suas cidades de origem. Este foi o caso da biomédica Adriele de Jesus Macedo, que se formou em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (Unit), na turma do período 2023-2. Ela mora em Itabaianinha, região sul de Sergipe, e conseguiu estabelecer toda a sua carreira na cidade onde nasceu, mesmo estudando diariamente em Aracaju. 

Adriele conta que a rotina diária de percorrer os 130 quilômetros de distância até a capital não foi fácil. “No início, foi uma experiência desafiadora, porque eu também tenho uma filha pequena. Às vezes, era muito cansativo. Tinha vezes em que cheguei a pensar em desistir, mas eu tive um apoio muito grande da minha família, dos meus amigos, dos colegas de curso e também dos professores da Unit. Quando eu desabafava e falava em desistir, eles conversavam, me incentivaram, pediam pra pensar melhor… Isso me ajudou bastante”, disse ela.  

Não tardou para que as primeiras oportunidades surgissem mais perto da jovem estudante. Durante dois anos, ela foi estagiária do Laboratório Municipal de Saúde Pública, mantido pela Prefeitura Municipal de Itabaianinha, onde pôde aprender e desempenhar as mais variadas atividades, como recepção, análise e coleta de amostras, entre outras. Ao mesmo tempo, ela aprimorou ainda mais as técnicas no Laboratório Central de Biomedicina (Unit Lab), no centro de Aracaju, uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras, e que atende principalmente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, ao se formar, Adriele acabou contratada pela Uniclin, uma clínica médica e laboratorial da rede particular, que atua em Itabaianinha e cidades vizinhas. Na Uniclin, Adriele atua como analista clínica, profissional responsável por toda a rotina de laboratório, desde a coleta e recebimento de amostras, passando por análises de hematologia, bioquímica e imunológica, até a liberação dos laudos. Ela própria confessa que as áreas de análises clínicas e de bioquímica são suas preferidas

As oportunidades de trabalho em Itabaianinha trouxeram o conforto e a satisfação de conseguir realizar sua carreira profissional sem ter que sair de sua terra. “Antes, quando eu pensava em fazer o curso, ficava imaginando que era meio difícil conseguir uma vaga no mercado e pensava que teria que ir morar na capital, pois aqui só tinha um hospital e uns dois postos, mas sem laboratório para exames. E quando começaram a abrir mais clínicas e comecei a estagiar, eu me senti com a faca e o queijo na mão. É maravilhoso poder conciliar a minha vida na minha cidade com a profissão que eu amo tanto. Busco sucesso e reconhecimento na minha carreira, e este está se tornando o caminho que eu mais almejava”, diz a biomédica. 

Como se faz?

A egressa da Unit costuma divulgar um pouco de sua rotina de trabalho nas redes sociais, como no Tik Tok e no Instagram, explicando um pouco da biomedicina para o grande público. A ideia surgiu ainda no estágio e durante as aulas práticas no Unit Lab, quando começou a gravar a si mesmo enquanto executava os procedimentos de exames. “As pessoas me perguntavam como é que era ser biomédica, o que ela fazia, ou como se faziam os exames… e aí comecei a fazer esses vídeos explicando, mostrando um pouco da minha rotina”, lembra Adriele, acrescentando  que, enquanto profissional, sua perspectiva é “atuar com ética e muito amor”, e que também pretende iniciar um mestrado na área de saúde. 

Para ela, a Unit teve uma grande contribuição para a sua carreira, ao lhe dar a experiência e os conhecimentos necessários para se estabelecer profissionalmente na cidade onde nasceu. “Ela contribuiu muito. Sou eternamente grata à Unit, à professora Patrícia, como coordenadora, e a todos que contribuem para a Biomedicina crescer”, diz Adriele, que deixa um recado de motivação aos jovens que buscam um espaço qualificado no mercado de trabalho: “Busquem fazer o que vocês amam. Não adianta querer algo por ambição. É trabalhar com amor e vocês não trabalharão nenhum dia na vida de vocês”. 

Leia mais: 
Egressa da Unit destaca importância da preparação para o mercado de trabalho

Compartilhe: