ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições para o Projeto Mentoria estão abertas até o dia 5

Programa que seleciona alunos como mentores para acompanhar e orientar os calouros que estão começando agora, integrando-os à rotina e à vida na universidade

às 18h59
Compartilhe:

Estão abertas até esta segunda-feira, 5, as inscrições para a edição 2024-1 do Projeto Mentoria, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (PG) da Universidade Tiradentes (Unit), dentro do seu Programa de Retenção e Relacionamento. Ele é aberto à participação de estudantes veteranos, que acompanham os chamados ‘calouros’, alunos dos dois primeiros semestres de cada curso, prestando informações e orientações sobre a vida acadêmica, a rotina e o funcionamento da universidade. 

“O Projeto Mentoria tem o objetivo de desenvolver o relacionamento entre acadêmicos e a universidade estimulando o desenvolvimento de atividades universitárias, esportivas, culturais, científicas, entre várias outras. Os mentores acompanham os primeiros passos dos alunos, estimulam a formação de grupos, instigam a busca por melhor aproveitamento acadêmico e constroem novos saberes a partir das inter-relações. Tudo isso para agregar e integrar os alunos entre si, conectando ainda mais a instituição à sua vida universitária”, explica o professor Nivaldo Souza Santos Filho, coordenador do projeto. 

Os participantes do Projeto Mentoria são escolhidos através de um edital lançado a cada semestre e devem cumprir por uma carga horária de 10 horas semanais, recebendo uma bolsa de 60% de desconto no Unit Idiomas e certificado de participação no programa. Os mentores são agrupados em duas categorias: a Mentoria Voluntária e a Mentoria Remunerada (na qual o participante recebe uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00, durante um semestre letivo).  

Para participar como mentor, o aluno deve ter 10 horas semanais disponíveis para as atividades do programa e média geral ponderada igual ou superior a 7,0, além de estar devidamente matriculado a partir do 3º período dos cursos do Projeto Inova (Administração, Direito/Campus Farolândia, Enfermagem/Campus Farolândia, Engenharia Mecânica, Educação Física e Psicologia). Os estudantes dos demais cursos podem se inscrever a partir do 4º período. 

Entre as atribuições de cada mentor, estão as de elaborar e executar, com seu orientador, o Plano de Trabalho para o grupo que lhe for designado, bem como elaborar relatórios das atividades desenvolvidas e participar dos programas de formação, capacitação e/ou atualização. “O aluno mentor deverá possuir boa capacidade de comunicação, articulação e liderança; conhecer os processos acadêmicos; ser proativo; ter atuação em atividades de extensão e eventos institucionais. Tudo isso para fomentar a integração e fortalecer os vínculos entre os discentes e a instituição, através do relacionamento entre pares”, destaca Nivaldo;

As inscrições devem ser feitas através deste formulário, no qual o aluno deve preencher e anexar o Curriculum Vitae (modelo Lattes) e o Histórico Escolar. A seleção dos alunos mentores será feita em duas etapas: a de análise dos currículos e documentos e a de entrevistas com os selecionados, os quais serão convocados via e-mail. O resultado será divulgado no dia 8, através do site do Projeto Mentoria. O edital completo também pode ser consultado neste site. 

Leia mais: 
A troca de conhecimento influencia o aprendizado de calouros e veteranos 

Compartilhe: