ESTUDE NA UNIT
MENU

Estão abertas as inscrições para o Programa Laboratório Social da Unit

Edital oferece bolsas de mobilidade acadêmica para alunos interessados em desenvolver projetos colaborativos com universidades espanholas

às 13h57
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) está com inscrições abertas para o Programa Laboratório Social, voltado para discentes dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo. O programa visa desafiar os estudantes a buscarem soluções para problemas reais do estado de Sergipe, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e incentivar a pesquisa. 

A assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Júlia Gubert, explica como funciona. “É proposto um desafio que será trabalhado pelos estudantes selecionados nos seus trabalhos de conclusão de curso, que serão desenvolvidos de forma conjunta com as Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do Programa, sendo elas a Universidades de Valladolid (UVa) e de Deusto (UD), na Espanha”, pontua.

Critérios de elegibilidade

Os alunos interessados em participar do programa devem estar cursando Direito ou Arquitetura e Urbanismo na Unit a partir do 8º período e possuir um número mínimo de créditos cursados, de forma que esteja apto a cursar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o programa.

No caso do curso de Direito, os principais requisitos para a participação são:

  1. Estar apto a cursar a disciplina de TCC em 2024.2;
  2. Ter integralizado 162 créditos;
  3. Média geral ponderada igual ou superior a 7;
  4. Possuir nível do idioma espanhol a partir do B1.

Para os alunos de Arquitetura e Urbanismo, é necessário:

  1. Estar apto a cursar as disciplinas de TCC1 e TCC2 em 2024.1 e 2024.2, respectivamente
  2. Ter integralizado pelo menos 131 créditos;
  3. Média geral ponderada igual ou superior a 7;
  4. Possuir nível do idioma espanhol a partir do B1;
  5. Ter conhecimento do software Revit.

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo poderão aplicar para o desafio proposto para orientação junto à Universidade de Valladolid, e os alunos do curso de Direito poderão aplicar para desafios de pesquisa tanto da Universidade de Deusto quanto da Universidade de Valladolid.

Segunda etapa: Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI)

De acordo com Júlia, a mobilidade acadêmica internacional é a segunda etapa do Programa e é realizada no segundo semestre do ano. A duração é de 2 semanas e, durante este período que estiverem na Espanha, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências com seu orientador e com outros alunos e pesquisadores da sua área de interesse, além de poder apresentar a sua pesquisa e vivenciar a realidade local. 

“Espera-se que eles possam enriquecer o seu trabalho a partir da discussão com acadêmicos de outra instituição, que podem oferecer uma lente diferente para enxergar o problema. A expectativa é que ambas as instituições se beneficiem de um diálogo internacional e intercultural sobre os desafios sociais trabalhados. Além disso, é interessante que o aluno possa aprofundar seus conhecimentos no idioma espanhol para facilitar a comunicação com um de seus orientadores, além de compreender claramente o que o projeto espera do seu trabalho, através do entendimento dos objetivos e metodologia”, contempla.

Essa experiência trará muitos ganhos acadêmicos. “Além de enriquecer suas trajetórias, a colaboração entre orientadores brasileiros e espanhóis proporcionará uma perspectiva internacional e interdisciplinar para a pesquisa, ampliando a visão dos alunos sobre os problemas sociais enfrentados pelas comunidades tradicionais no estado de Sergipe, além de uma compreensão mais ampla de abordagens metodológicas e teóricas”, reforça.

Em termos profissionais, os alunos também saem ganhando, já que os impactos estão associados ao desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. “A exposição a temáticas reais do estado de Sergipe permite a aplicação práticas dos conhecimentos adquiridos durante a graduação em Direito ou Arquitetura e Urbanismo, abrindo margem para o desenvolvimento da consciência social e o fortalecimento de suas habilidades de resolução de problemas”, revela.

Preparação e bolsas

Os orientadores da Unit, que já estão definidos conforme o edital 001/2024, têm um papel central no Programa Laboratório Social. Primeiro, porque eles sugerem o desafio a ser trabalhado, que é apresentado no Edital para os estudantes interessados. “Eles devem acompanhar os estudantes nas visitas técnicas, na construção da pesquisa, envolvendo o recorte a ser estudado e a metodologia a ser aplicada, e na preparação para a mobilidade acadêmica internacional. Por fim, eles serão responsáveis por receber e orientar os estudantes internacionais vinculados ao programa”, elenca.

Todos os selecionados, conforme o número de vagas disponíveis previstas no edital 001/2024 receberão uma bolsa de mérito acadêmico no valor de R$7.000,00 para auxiliar nos custos da segunda etapa do programa (a mobilidade internacional).

Prazos e inscrições

As inscrições para o programa vão até o dia 25 de fevereiro e o pré-resultado será divulgado no dia 27 de fevereiro, com período de recursos. O resultado final será publicado no dia 01 de março e o prazo para a assinatura do Termo de Adesão, confirmando a intenção do aluno em participar do programa, é até 11 de março.

É importante lembrar que, após o processo de seleção, será realizada uma reunião com os alunos para informá-los dos próximos passos. 

Os alunos de Direito que querem se inscrever basta clicar aqui.

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo que querem se inscrever basta clicar aqui. 

Leia também: Programa Clerkship for Medical Students está com inscrições abertas

Compartilhe: