ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do intercâmbio para a formação acadêmica

Estudante de Farmácia optou em realizar mobilidade acadêmica em Portugal, proporcionando um olhar mais amplo sobre a profissão farmacêutica

às 13h45
Compartilhe:

O intercâmbio acadêmico é uma experiência transformadora, capaz de enriquecer a formação de estudantes ao proporcionar vivências únicas e oportunidades de aprendizado além das fronteiras do país de origem. Nesse contexto, a estudante do 9º período do curso de Farmácia na Universidade Tiradentes (Unit), Bárbara Vitória de Souza Moura, escolheu vivenciar um intercâmbio na Universidade Fernando Pessoa (UFP) em Portugal, durante o 7º período. 

“Decidi embarcar na jornada do intercâmbio, uma oportunidade que se revelou como um divisor de águas em minha formação acadêmica e pessoal. Desde o início do curso de Farmácia na Unit, minha curiosidade me impulsionou a participar ativamente de ligas acadêmicas, grupos de pesquisa e iniciação científica, explorando todas as oportunidades oferecidas no campus universitário”, relembra.

A escolha pela UFP em Portugal não foi aleatória. A reputação da universidade aliada às experiências exitosas de professores da Unit que realizaram doutorados e pesquisas por lá solidificaram a decisão. A parceria entre a Unit e a UFP proporcionou um ambiente propício para meu desenvolvimento acadêmico, influenciando positivamente minha escolha.

“Realizar o intercâmbio sempre foi um sonho, e desde que entrei na Unit e soube da possibilidade de realizá-lo fiquei ainda mais entusiasmada. As expectativas eram altas e fico grata que foram todas superadas, meu intercâmbio foi melhor do que imaginei. Eu tinha o objetivo de conhecer novas culturas, viajar pelo mundo, estudar mais sobre a farmácia e além disso, para o lado pessoal seria enriquecedor também. E hoje, digo com certeza que não há nada melhor do que unir tudo isso e realizar”, conta a estudante.

Intercâmbio e a formação acadêmica

Bárbara, que já planeja retornar para novas experiências, como mestrado e doutorado, e, quem sabe, estabelecer-se definitivamente no país, conta que a maior lição que trouxe dessa experiência foi a necessidade de direcionar seu olhar ao paciente, entendendo suas necessidades para além dos serviços farmacêuticos convencionais.

“A experiência internacional me proporcionou um olhar mais amplo sobre a profissão farmacêutica. A estrutura clínica da farmácia na Europa, principalmente em Portugal, reforçou minha certeza sobre a escolha profissional. A farmácia transcende a dispensação de medicamentos; é o ato de cuidar e servir ao paciente e à comunidade. Cursar disciplinas durante o intercâmbio ampliou meu horizonte profissional, contribuindo significativamente para minha futura carreira”, relata.

O sistema educacional em Portugal, destacando a metodologia da UFP, apresentou situações práticas que desafiavam diariamente a agir como profissionais. “A possibilidade de ter aulas com os melhores professores da Europa foi enriquecedora para a formação global dos futuros farmacêuticos”, destaca.

Desafios e descobertas

Desafios surgiram, como a inevitável saudade de casa, da família e dos amigos, mas o conhecimento de estar realizando um sonho fez com que esses desafios se tornassem pequenos diante da grandiosidade da experiência. “A cultura portuguesa me encantou, e a qualidade de vida encontrada aqui se tornou um diferencial”, complementa a futura farmacêutica.

Durante o intercâmbio, Bárbara recebeu um convite da Professora Fátima Cerqueira para contribuir em uma pesquisa sobre parasitologia e participou de um projeto em Microbiologia, ambos na UFP. Essa experiência enriquecedora certamente impactará sua futura carreira. Em breve, os resultados dessa pesquisa serão divulgados.

“Em suma, o intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida acadêmica e pessoal. Agradeço ao pessoal do setor de Relações Internacionais da Unit, ao curso de farmácia, especialmente às minhas professoras e orientadoras, e à Universidade Tiradentes por tornar meu sonho realidade. Para quem tem essa vontade, não deixe passar. A Unit oferece essa possibilidade por meio de um processo seletivo acessível e tranquilo”, finaliza.

O intercâmbio é uma experiência que oferece diversas oportunidades para os estudantes, tanto acadêmicas quanto pessoais. Ele permite que os alunos conheçam novas culturas, aprendam sobre diferentes sistemas educacionais e desenvolvam habilidades interpessoais e de liderança.

Leia também: Egresso da Unit destaca impacto da Educação Física no contexto hospitalar

Compartilhe: