ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit destaca impacto da Educação Física no contexto hospitalar

Ayslan Jorge Santos de Araújo compartilha sua jornada desde a graduação até a atuação como profissional de Educação Física no Hospital Universitário de Sergipe

às 12h23
Compartilhe:

A área de Educação Física é considerada um campo vasto e dinâmico para crescimento profissional, já que o educador físico está inserido em inúmeras possibilidades de intervenção profissional, que atende a demandas da atividade física, do exercício físico, das atividades esportivas, recreativas e de lazer, das questões de saúde, reabilitação, prevenção de doenças e de promoção da saúde e bem-estar de seus alunos. 

Por contemplar um cenário heterogêneo de práticas corporais, a Educação Física (e, por consequência, seus profissionais), enquanto área da saúde, está propensa a vivenciar situações de risco ou até mesmo de urgência e emergência. Exemplo notável dessa amplitude é a trajetória do egresso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Ayslan Jorge Santos de Araújo, cujo percurso desde a graduação em 2007 revela a versatilidade dessa profissão, destacando-se em ambientes desafiadores, como o Hospital Universitário de Sergipe.

“Minha trajetória no Hospital Universitário de Sergipe tem sido uma jornada de constante enriquecimento. Dediquei-me a uma variedade de projetos, abrangendo desde a promoção da saúde e prevenção de doenças em trabalhadores até a reabilitação de pacientes em diferentes enfermarias, incluindo a psiquiatria. Como membro da equipe multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica, pude contribuir significativamente para o bem-estar dos pacientes por meio do exercício físico”, destaca.

Carreira e influência da Unit

Na sua posição atual como professor efetivo da rede municipal de Aracaju, Ayslan ressalta a importância da Universidade Tiradentes em sua formação. Ele destaca que a Unit proporcionou uma base robusta de conhecimento e habilidades práticas, essenciais para suas responsabilidades como tutor de programas de graduação, coordenador de programas de residência multiprofissional, e participante ativo no conselho regional de educação física.

“Um dos momentos mais marcantes na Unit foi a oportunidade de aprender com professores exemplares, como Cristiane Toscano. Ela me inspirou a cultivar um tratamento humanizado dos alunos, enfatizando a importância de olhar além dos números e desenvolver um ‘feeling’ essencial na prática educacional. Essa experiência moldou profundamente minha abordagem como profissional de educação”, relembra.

Além do ambiente hospitalar, Ayslan destaca que a Unit ampliou seus horizontes profissionais, abrindo portas para pesquisa, ensino e projetos comunitários. Ele agradece ao professor Antenor Neto pelo convite para confeccionar um livro e materiais de vídeo aulas, além de seu retorno à Unit para falar sobre sua área de atuação.

“Tive também o prazer em retornar à Unit para falar sobre minha área de atuação a convite da professora Clesimary. Essas experiências enriqueceram minha compreensão e prática da Educação Física, permitindo-me explorar seu vasto potencial”, elenca o egresso.

Ambiente hospitalar e objetivo de carreira

Ayslan considera a Educação Física no ambiente hospitalar essencial para a promoção de uma saúde holística. “Esta abordagem transcende o tratamento de doenças isoladas, focando na melhoria do bem-estar geral dos pacientes, tanto físico quanto mental, e incentivando a adoção de um estilo de vida mais saudável”, pontua.

Olhando para o futuro, o egresso destaca seus objetivos de concluir o doutorado, prosseguir com a docência no ensino superior e buscar posições de liderança e gestão, tanto no Hospital Universitário quanto na área de Educação Física em geral.

“Os conhecimentos e habilidades adquiridos na Unit são fundamentais no meu dia a dia, especialmente na educação física escolar e nas iniciativas de promoção da saúde. Além do trabalho hospitalar, estou ativamente envolvido como conselheiro no conselho regional de educação física de Sergipe, onde tenho a oportunidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento e avanço da Educação Física”, finaliza.

Leia também: Professora da Unit compartilha experiência de sua capacitação nos Estados Unidos

Compartilhe: