ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições para internato de Medicina em Boston terminam neste domingo, 18

O Clerkship for Medical Students está com 15 vagas abertas para estudantes de Medicina da Unit, que podem fazer um mês de internato no Cambridge Health Alliance (CHA), nos Estados Unidos

às 15h06
Compartilhe:

Terminam neste domingo, 18 de fevereiro, as inscrições para o programa Clerkship for Medical Students, da Universidade Tiradentes (Unit). Ele é aberto a estudantes de Medicina entre o 9º e o 12º período, com 15 vagas abertas para o internato de um mês no Cambridge Health Alliance (CHA), rede de clínicas de hospitais sediada em Boston (Estados Unidos). As inscrições podem ser feitas através deste formulário e os interessados podem acessar o edital completo no site de Relações Internacionais da Unit.

Podem participar alunos regularmente matriculados entre o 9º e o 12º período de Medicina na Unit, que preencham os seguintes requisitos obrigatórios:

  • Ser maior de 18 anos, domiciliado no Brasil;
  • Estar regularmente matriculado no curso de Medicina da Unit/SE;
  • Ter média geral ponderada igual ou superior a 7;
  • Estar matriculado no semestre 2024.1, cursando entre o 9º e o 12º período do curso de Medicina;
  • Possuir passaporte válido, no mínimo, até 30 de outubro de 2024, permitindo que o aluno consiga concorrer a todas as turmas – ao menos que sejam alunos no 12° período, pois esses só poderão concorrer às turmas de abril/maio;
  • Possuir visto americano (B1/B2) válido, no mínimo, até 30 de outubro de 2024 permitindo que o aluno consiga concorrer a todas as turmas – ao menos que sejam alunos no 12° período, pois esses só poderão concorrer às turmas de abril/maio;
  • Estar com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (neste momento, 4 doses);
  • Apresentar um nível de inglês mínimo B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu.

Os documentos que comprovam o cumprimento dos requisitos devem ser anexados ao formulário de inscrição. 

O processo de seleção ocorre de forma classificatória e eliminatória. Assim, o cálculo para classificação dos estudantes ocorre através de alguns critérios. 

  • Etapa de internato do curso; 
  • Média geral ponderada; 
  • Artigos completos publicados em revistas nacionais ou internacionais indexadas;
  • Apresentações de trabalhos (Banner/Pôster/Comunicação Oral) em eventos científicos nacionais ou internacionais; 
  • Participação de iniciação científica (semestral); 
  • Monitoria durante graduação (semestral); 
  • Participação em liga acadêmica (semestral); ACLS, ATLS e/ou PALS (certificado);
  • Participação em iniciativas da gerência de relações internacionais; 
  • Participação em eventos científicos e certificado de ação voluntária de caráter social.

O programa

Desenvolvido a partir da parceria entre a Unit e o CHA, o Clerkship for Medical Students tem o objetivo de permitir aos alunos uma experiência clínica avançada em hospitais de ensino, incorporando abordagens pedagógicas e práticas que promovam uma aprendizagem ativa sobre sistemas de saúde do Brasil e Estados Unidos. 

“A vivência de internato em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, procura desenvolver a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, bem como ampliar habilidades interculturais dos estudantes. Uma experiência internacional contribui para uma melhor compreensão do mundo, dos diferentes problemas e soluções que existem, e isso ajuda a formar um profissional mais preparado e capacitado para atuar em qualquer lugar com confiança e comprometimento”, explica a assessora de relações internacionais da Unit, Júlia Gubert. 

O programa também concede bolsas de mérito acadêmico no valor de R$ 7 mil, que visam auxiliar nos custos que os estudantes têm com moradia, passagens aéreas, alimentação e quaisquer outros. “Além disso, devido à parceria que temos com o CHA, os alunos são isentos de taxas na instituição. Esperamos que esses auxílios ajudem os estudantes a diminuírem o investimento próprio com o programa, entretanto, este valor não é uma bolsa integral que visa cobrir todas as despesas”, destaca Júlia.  

Leia mais: 
Internato nos EUA fortalece escolha de aluna pela Medicina
Professoras do CHA encerram visita à Unit com palestra para estudantes

Compartilhe: