ESTUDE NA UNIT
MENU



Inscrições para o programa Laboratório Social terminam neste domingo, 25

Bolsas de mobilidade acadêmica estão sendo ofertadas a alunos de Direito e Arquitetura, que poderão desenvolver trabalhos de conclusão de curso em universidades da Espanha

às 13h46
Compartilhe:

Terminam neste domingo, 25 de fevereiro, as inscrições para o programa Laboratório Social, da Universidade Tiradentes (Unit). Ele é aberto a estudantes dos cursos de Direito e de Arquitetura e Urbanismo, que poderão desenvolver projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em parceria com duas instituições de ensino da Espanha: a Universidad de Valladolid (Castilla y León) e a Universidad de Deusto (País Basco). 

Os links para as inscrições e os editais completos do programa são separados por curso e podem ser feitas através deste site para os alunos de Direito e deste site para os alunos de Arquitetura e Urbanismo

O objetivo do programa é incentivar a pesquisa científica e desafiar os estudantes a buscarem soluções para problemas reais do estado de Sergipe, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse desafio é proposto na primeira etapa da disciplina, através dos professores-orientadores, e deverá ser trabalhado pelo aluno ao longo do TCC. Tais desafios devem estar ligados a um objetivo principal, que está determinado no próprio edital do programa. 

Durante a fase de desenvolvimento do TCC, acontece uma das etapas do programa é a mobilidade acadêmica internacional, um período de duas semanas no qual o estudante irá à Espanha e fará estudos, pesquisas e visitas técnicas, além de interagir e trocar conhecimentos com estudantes e professores locais. “Espera-se que eles possam enriquecer o seu trabalho a partir da discussão com acadêmicos de outra instituição, que podem oferecer uma lente diferente para enxergar o problema. A expectativa é que ambas as instituições se beneficiem de um diálogo internacional e intercultural sobre os desafios sociais trabalhados”, afirma a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert. 

Todos os selecionados, conforme o número de vagas disponíveis previstas no edital, receberão uma bolsa de mérito acadêmico, com R$ 7 mil para auxílio de custos da etapa de mobilidade internacional.

Critérios de elegibilidade

Os interessados em participar do programa Laboratório Social devem estar matriculados regularmente nos cursos de Direito ou Arquitetura e Urbanismo, a partir do 8º período e com um número mínimo de créditos cursados, de forma que esteja apto a cursar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o programa.

No caso do curso de Direito, os principais requisitos para a participação são:

  1. Estar apto a cursar a disciplina de TCC em 2024.2;
  2. Ter integralizado 162 créditos;
  3. Média geral ponderada igual ou superior a 7;
  4. Possuir nível do idioma espanhol a partir do B1.

Já para os alunos de Arquitetura e Urbanismo, é necessário:

  1. Estar apto a cursar as disciplinas de TCC1 e TCC2 em 2024.1 e 2024.2, respectivamente
  2. Ter integralizado pelo menos 131 créditos;
  3. Média geral ponderada igual ou superior a 7;
  4. Possuir nível do idioma espanhol a partir do B1;
  5. Ter conhecimento do software Revit.

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo poderão aplicar para o desafio proposto para orientação junto à Universidad de Valladolid, e os alunos do curso de Direito poderão aplicar para desafios de pesquisa tanto da Universidad de Deusto quanto da Universidad de Valladolid.

Prazos e inscrições

O pré-resultado da seleção será divulgado até o dia 27 de fevereiro, com período de recursos. O resultado final será publicado no dia 1º de março. Os aprovados serão chamados para uma reunião de alinhamento e devem assinar o Termo de Adesão ao programa até 11 de março. 

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos com a Gerência de Relações Internacionais (GRI), através do telefone (79) 3218-2284 ou do email international@unit.br 

Leia mais: 
Intercâmbio cultural contribui para projetos arquitetônicos em Sergipe
Inovação e experiência internacional: aula transforma teoria em realidade

Compartilhe: