ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos são acolhidos em ações de boas-vindas nos campi da Unit

Karaokê, jogos e muita descontração marcam o início das atividades acadêmicas e o acolhimento aos calouros que chegam à universidade

às 11h45
Compartilhe:

Dos Beatles a Dilsinho, de Roberto Carlos a Chitãozinho e Xororó, passando pelo metal, pelo pop, pelo piseiro e até por cantigas infantis. O repertório musical variado embala jovens alunos que aproveitam o momento para disputar jogos de sinuca, pebolim e aero-hóquei, em meio a dicas, conversas e muitas risadas. Esse foi o cartão de visitas para muitos estudantes que retornaram das férias ou chegaram pela primeira vez aos campi da Universidade Tiradentes (Unit). A ação de Boas-Vindas para o período 2024-1 foi promovida ao longo desta semana, mantendo uma tradição de acolhida e proximidade da instituição com os estudantes e colaboradores. 

Em todos os campi, foram montadas áreas de lazer com jogos e um karaokê, onde muita gente aproveitou para soltar a voz. Na Unit Itabaiana, a ação aconteceu entre a tarde e a noite desta segunda-feira, 19. No dia seguinte, foi a vez da Unit Estância. E na quarta, 21, a ação aconteceu simultaneamente na Unit Propriá e no Campus Farolândia, em Aracaju, onde as atividades se estenderam de manhã até à noite. 

“A gente fez em datas diferentes, porque cada campus tem a sua rotina. Então, pegamos sempre o dia da semana que tem mais alunos de forma presencial, circulando pelo campus, e de acordo com o que a unidade está executando. E a gente sempre tenta fazer da mesma forma em todos os campi, para que todo aluno tenha a mesma experiência”, explica a coordenadora de relacionamento da Unit, Juliana Silveira. 

Ela destaca ainda que, através desta ação unificada de Boas-Vindas, a Unit coloca-se à disposição dos estudantes para orientar e ajudar no que ele for precisar ao longo do semestre. “A gente faz essa atividade sempre de diversas maneiras, com uma abordagem diferente para agradar todos os públicos e trazer informações que ele precisa saber nesse momento de retorno. Dependendo do período que o aluno está, ele quer saber sobre alguns setores específicos, como Carreiras, DAAF, coordenações…E a gente sempre tem promotores ou até mesmo setores presentes para tirar essas dúvidas”, detalha Juliana. 

Expectativas e impressões

Entre os alunos recém-chegados, o acolhimento marcou as primeiras experiências na vida universitária. A caloura Natália Cahino Pereira de Melo, do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo, não escondia a ansiedade para as primeiras aulas do curso, mas já gostou muito das primeiras impressões. “Estou gostando do meu curso. Sempre quis fazer Arquitetura e sempre pensei em fazer na Unit mesmo, por conta da estrutura, dos profissionais que tem aqui, e também porque chegou em mim que o curso sempre foi muito bom aqui. Então, não pensei em nenhuma outra. Tentei aqui mesmo, consegui passar e está sendo tudo como eu imaginava”, disse ela, enquanto treinava a pontaria na mesa de sinuca. 

Já o aluno José Luiz de Araujo Marins, do segundo período de Design Gráfico, acompanhava os colegas no karaokê e destacava a ação de boas-vindas como uma dinâmica boa para calouros e veteranos conhecerem mais pessoas e trocar ideias sobre as perspectivas do curso e da faculdade. Ele já sente grandes diferenças em relação à rotina que viveu antes de estudar na Unit. “No ensino médio, eu tinha muita dificuldade em acompanhar as aulas e aprender mesmo todo o conhecimento que tinha lá. Aqui [na universidade], eu tenho uma maior liberdade para aprender e os professores têm o seu próprio ritmo também, compreendem o aluno e fazem de tudo para ele também aprender e absorver o máximo de conhecimento que pode, seja com a teoria, seja com a prática”, afirma, sob a expectativa de conhecer novos professores e novas disciplinas do curso. 

Entre os veteranos, o clima de integração e camaradagem era o mesmo. “Ah, é muito boa essa interação com os calouros, pra mostrar reciprocidade. Eles têm muitas dúvidas sobre os cursos, como funcionam… e procuramos ajudar”, relata Vitor Dias Santos, do sétimo período de fisioterapia, que também guarda boas expectativas para o novo semestre que está começando. “A Unit sempre inova. A todo o período, todo o semestre que passa, ela está sempre inovando. E o que eu espero dela é sempre isso: coisas novas”, completa. 

Para a aluna Stefany Aquino Silva, do oitavo período de Direito, a tarde de acolhimento foi uma forma de trazer mais conforto e relaxamento para os estudantes, reforçando a expectativa de que o novo semestre acadêmico seja tranquilo. “Esse é um curso que eu amo e gosto muito dos professores. A facilidade que eles proporcionam, a forma como eles agregam os alunos também, a questão do ensino… Desde adolescente que eu sempre quis entrar aqui na universidade. Para mim, está sendo a maior realização. Então, eu desejo que seja tudo tranquilo”, disse ela. 

Leia mais:
Alunos estrangeiros são acolhidos em ação de boas-vindas na Unit
Unit recebe alunos com diversão, acolhimento e orientação 

Compartilhe: