ESTUDE NA UNIT
MENU

Ressaca de Carnaval no PAIMI marca retorno das atividades

A programação contou com diversas atividades, desde desfiles de fantasias a dinâmicas com os alunos de Nutrição

às 18h58
Compartilhe:

O carnaval passou, mas para as idosas do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) da Universidade Tiradentes (Unit) a folia continua. A “Ressaca de Carnaval” que aconteceu nesta terça-feira,27, deu início às atividades do ano reunindo as participantes do programa e os alunos do curso de Nutrição.

A coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota, explicou que a decisão de promover a ressaca de carnaval surgiu devido ao retorno do programa após a data festiva. “Queríamos proporcionar uma tarde de folia e alegria para as idosas, e nada melhor do que uma ressaca de carnaval para animar o ambiente”, destacou.

A presença dos alunos de Nutrição, juntamente com a professora Sandra Maia, marcou o retorno com atividades lúdicas e dinâmicas. Entre as atividades propostas, os participantes puderam experimentar sucos com os olhos vendados, participar de um desfile de fantasias e premiar a pessoa idosa mais animada da tarde.

Diversão e integração

A professora de Nutrição, Sandra Maia, responsável pela abordagem nutricional na ressaca do carnaval, enfatizou a importância da hidratação de forma interativa. “Nosso objetivo é promover uma abordagem social e educativa, integrando nutrição, qualidade de vida e longevidade de forma descontraída”, explicou a professora.

Para a estudante do 7º período de Nutrição, Maiara Kelly Oliveira, expressou sua expectativa em relação ao estágio social no PAIMI. “Estamos iniciando o estágio social agora, sendo esta a primeira interação real com o público. Eu penso que proporcionará novas experiências, uma vez que até agora tivemos apenas conhecimento teórico. Agora, teremos a oportunidade de vivenciar na prática. Com base no que ouvi sobre o PAIMI, são pessoas muito animadas e participativas. Acredito que será enriquecedor, pois receberemos um retorno valioso”, avalia Maiara.

Frequentando o PAIMI há dois anos, a aposentada Maria José conta que conheceu o programa através de uma amiga e que desde então essa é a sua segunda casa. “Aqui encontrei uma turma acolhedora e colegas maravilhosas. Espero que este ano seja tão bom quanto o anterior, pois aqui dançamos, brincamos e participamos de atividades como bordado e crochê. Nossos professores são como mães, sempre atentas às nossas necessidades”, compartilha.

O PAIMI

O Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI foi implantado, em 1997, pela Universidade Tiradentes, através da Resolução do Consepe nº 006/95, com o objetivo de atender pessoas a partir dos 60 anos. Essa idade é apenas referencial para que todo o trabalho tenha uma posição unânime, porém não se excluem as pessoas com menos de 60 anos (próximo desta idade).

O PAIMI funciona na sala 6 do bloco C, no Campus Aracaju Farolândia da Unit, reservada para o desenvolvimento de diversos tipos de atividades oferecidos pelo, programa como:

  • Palestras acerca de temas sociais
  • Exibição de filmes e documentários, seguido de discussão
  • Vivência Universitária
  • Excursões
  • Visitas culturais
  • Gincanas e festas
  • Atividades de animação e recreação
  • Caminhadas
  • Vacinação
  • Trabalhos em crochê, bordados, pinturas, artesanatos
  • Alimentação alternativa
  • Visitas domiciliares
  • Dinâmicas de grupo
  • Coral

Leia também: Unit acolhe nova turma de estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica

Compartilhe: