ESTUDE NA UNIT
MENU

Enfermagem tem amplo espaço de atuação e intenso preparo prático na Unit

Crescimento e alta demanda do setor de saúde, além da valorização profissional, abrem muitas possibilidades para os futuros enfermeiros, que são estimulados a desenvolver competências técnicas e socioemocionais

às 13h08
Compartilhe:

Um profissional de extrema importância para o funcionamento das unidades e sistemas de saúde, bem como para a prestação da assistência aos pacientes e ao público em geral. Essa é a definição para quem atua na Enfermagem, uma carreira que vem sendo bastante requisitada pelo mercado nos últimos anos. A demanda por enfermeiros e enfermeiras vem embalada por diversos fatores, com o crescimento dos setores de saúde (incluindo o medico-hospitalar), pelos cuidados exigidos por doenças decorrentes da pandemia ou do envelhecimento da população, pelas regras de segurança do trabalho e pelas políticas de prevenção contra doenças em geral. 

A estes fatores, soma-se a melhoria da empregabilidade, garantida pelo aumento da competitividade na área, na valorização do profissional (com a lei que estabelece o Piso Nacional da Enfermagem) e no surgimento de vagas, tanto no setor privado quanto no serviço público (através de concursos públicos e processos seletivos abertos por prefeituras municipais e governos estaduais). A amplitude das áreas de atuação da enfermagem é mais um ponto a favor. Além da parte clínica em centros de saúde, clínicas e hospitais de pequeno e grande porte, existem as especializações da enfermagem, como cardiologia, obstetrícia, intensivista (UTI), pediatria, auditoria, urgência e emergência, enfermagem do trabalho, epidemiologia, gestão em saúde, dermatologia, estética e estomaterapia. 

Segundo a professora Geisa Carla de Brito Bezerra Lima, coordenadora operacional do curso de Enfermagem no Projeto Inova Tiradentes, da Universidade Tiradentes (Unit), o cenário atual da profissão continua exigindo habilidades e competências técnico-científicas generalistas, mas também pede o desenvolvimento de outras competências sócio-emocionais, ligadas às relações interpessoais e à resolução de conflitos.  

“Me refiro ao cuidado direto ao paciente ou mesmo ao cuidado indireto, olhando muito pela parte do gerenciamento, por exemplo, dos serviços de saúde, auditoria, saúde do trabalhador e outras formas de cuidado indireto. Mas, no mundo atual, além das competências técnico-científicas, a gente precisa dar valor às soft skills. Hoje nós formamos profissionais para o mundo do trabalho, seguramente líderes comunicativos, capazes de gerenciar conflitos, de fazer gestão de tempo, autogestão de emoções, gerenciamento financeiro, entre outros”, diz Geisa. 

Ainda de acordo com a professora, cada aluno não terá somente o diploma e o histórico da graduação ao se formar, mas também deverá agregar ao seu currículo um portfólio de experiências profissionais, às quais ele vai ter sido submetido e desenvolvido competências ao longo da faculdade. “Então, desse modo, ele já chega no mundo do trabalho com um diferencial. Perante ao seu futuro empregador, ele dirá: ‘sou recém-formado e tenho essas experiências profissionais aqui’, e apresenta seu portfólio”, completa ela.

Preparando na prática 

Este cenário e estas exigências são contempladas na formação oferecida pelo curso de Enfermagem da Unit, dentro do Inova Tiradentes. Ele está calcado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI. Nela, cada estudante se envolve diretamente no desenvolvimento de projetos relacionados ao conteúdo do curso e a demandas reais apresentadas por empresas, instituições e comunidades parceiras da Unit. E tudo isso com orientação de professores mestres e doutores com grande experiência profissional no mercado. 

“Isso significa que o aluno, além de desenvolver suas competências profissionais com um estudo mais protagonista, ele conta também com seus colegas de sala de aula, com a troca de experiências junto aos docentes, mas principalmente no desenvolvimento de projetos que atendem às empresas. Essa resposta a uma demanda real é uma experiência profissional que se inicia na graduação”, pontua Geisa, explicando ainda que o aluno de Enfermagem é inserido em campo de prática no terceiro período do curso, para que ele comece a vivenciar as primeiras experiências profissionais. “Isso porque desde o primeiro período ele já vinha fazendo a associação teórica e prática, e já é capaz agora de aplicá-las”, acrescenta. 

Isso soma-se à qualidade do curso, que atende às diretrizes curriculares determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) e detém hoje a nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que indica alto nível de qualidade. Já os laboratórios contam com peças anatômicas e um robô utilizado em aulas de simulação realística, além de toda a estrutura tecnológica dos campi e o acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). Os alunos também têm o acompanhamento do Unit Carreiras e podem participar de programas de iniciação científica, incentivo à pesquisa, ligas acadêmicas, monitoria e internacionalização (com possibilidades de mobilidade acadêmica no exterior). 

As alunas falam

Um destaque do curso de Enfermagem no Inova Tiradentes é a realização dos projetos através das Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (Pipex), nos quais os alunos tomam contato com as ações práticas de cada disciplina já no primeiro período do curso. “As principais experiências que vivi e estou vivendo dentro do meu curso foi na matéria do Pipex, onde eu e minha equipe pudemos passar nosso conhecimento através de palestras e dinâmicas com crianças, jovens, adultos sobre a educação. E estou tendo uma experiência muito boa agora no meu primeiro estágio, pois tenho contato com vários pacientes e posso aplicar todo meu conhecimento adquirido até aqui”, relata a estudante Eloysa Alves Silva, do 3º período. 

Para a aluna Maria Clara Reis dos Santos Almeida, do 2° período, a ênfase no trabalho em equipe não apenas promoveu a colaboração com diferentes indivíduos, mas também aprimorou habilidades essenciais para lidar diretamente com o ser humano. “A Pipex nos proporciona vivenciar a enfermagem de acordo com as demandas específicas de instituições parceiras. Essa abordagem resulta em inovação por meio da aplicação prática, contribuindo para resultados significativos e relevantes para nós, futuros profissionais de enfermagem. A Unit destaca-se por oferecer uma experiência inovadora, fomentando o conhecimento por meio de práticas aplicadas, o que fortalece ainda mais minha escolha pela Enfermagem”, diz Maria Clara.

Leia mais:
O papel fundamental da LAESS na formação de alunos da Unit
Inova Tiradentes completa um ano e desenvolve mais de 300 projetos
Curso de Educação Física da Unit prepara alunos para as oportunidades do mercado

Compartilhe: