ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes da Unit estão entre os pesquisadores mais influentes da América Latina

O World Scientists Rankings 2024 mensura e classifica a produção científica de cientistas de todo o mundo, sendo considerado uma das listas de maior impacto na comunidade científica

às 21h25
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) destaca-se no cenário educacional com um de seus principais diferenciais: um corpo docente qualificado e cada vez mais respeitado no Brasil e no mundo. Isso se confirmou mais uma vez, com a divulgação do World Scientists Rankings 2024, ranking produzido pelo AD Scientific Index. Ao todo, mais de 20 professores e pesquisadores da instituição foram citados na lista e destacados entre os cientistas mais influentes da América Latina. 

Elaborado anualmente, o ranking enfatiza a produtividade científica a nível internacional e é desenvolvido com base nos perfis públicos de cientistas no Google Acadêmico, usando valores totais, índice H e número de citações. São índices que mensuram não apenas a quantidade de trabalhos publicados, mas também em quais publicações elas aparecem,o impacto e relevância de cada uma delas e quantas vezes cada cientista vem sendo citado em pesquisas, artigos e trabalhos de outros autores, isto é, se esse pesquisador vem sendo adotado como referência em seu ramo.  

“Ter nossos professores nessa lista mostra o grau de maturidade a que eles chegaram e, com isso, o nível dos nossos mestrados, dos nossos doutorados e da formação dos nossos alunos, além do implemento de parcerias para projetos de pesquisa e também parcerias internacionais. Representa a qualidade das pessoas, o alcance dessa qualificação que nós alcançamos e que está exposto nesse ranking”, diz o professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador da pós-graduação Stricto Sensu e diretor de relações institucionais da Unit. 

O AD Scientific Index é considerado uma das listas de maior impacto na comunidade científica e acadêmica mundial, mapeando toda a produção científica de cada região do planeta, incluindo a América Latina. “Esse é um ranking sério, fruto de um trabalho de pesquisa consistente, e o resultado é sempre positivo. Ele indica os pesquisadores que têm produzido mais e têm sido mais citados, referenciados por outros pesquisadores”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares. 

“O que a gente depreende desse ranking é que nós estamos presentes, que estão acompanhando a vida dos nossos professores e isso nos dá uma responsabilidade para continuar produzindo cada vez mais, formando gente de qualidade. A produção não é só científica, mas também tecnológica, uma produção valorosa e voltada para a geração de patentes, de emprego e de renda. Nós temos que ter uma preocupação cada vez maior com a qualidade de vida das pessoas, gerada a partir das pesquisas desses profissionais que estão apontados aqui”, destacou Wandir. 

Para o professor Linhares, a inclusão dos professores da Unit no World Scientists Rankings 2024 é o resultado de um trabalho de apoio e incentivo à pesquisa científica e à inovação. “A universidade tem apoiado, contribuído e institucionalizado a ação da pesquisa dentro da sua base, desde a graduação, passando pela pós-graduação e pela extensão. O que vem disso é uma produção acadêmica consistente, de qualidade e que produz esse resultado”, ressalta. 

Dedicação e experiência

Um dos pesquisadores que aparecem na World Scientists Rankings 2024 é Estélio Henrique Martin Dantas, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh). Com grande conhecimento e experiência nas áreas de Exercício Físico e Saúde, incluindo passagens pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ele ficou colocado entre os 1 mil cientistas brasileiros de todas as áreas de conhecimento e considerado um dos três mais influentes da área de Educação Física em todo o mundo. 

“A Unit propicia um terreno fértil para semearmos ciência, o que necessariamente acarreta que tenhamos uma boa produção científica. Graças a esse ambiente propício, tenho alunos de doutorado e mestrado no âmbito do PSA; bolsistas de extensão e de iniciação científica nos diversos editais promovidos pelas áreas de Extensão e de Pesquisa, além de poder estar inculcando o gosto pela pesquisa em nossos estudantes. Uma universidade particular que enfatiza tanto a pesquisa só tem paralelo nas instituições religiosas”, cita Estélio.

Outra citada no ranking é Cleide Mara Faria Soares, docente dos programas de Engenharia de Processos (PEP) e Biotecnologia Industrial (PBI). Autora de 155 artigos em periódicos especializados e mais de 300 trabalhos em anais de eventos, além de ter pós-doutorados em universidades de Portugal e da Espanha, ela atribui essa colocação a um conjunto de fatores, desde a sua graduação em Engenharia Química na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EEL/USP), até a produção científica na Unit. 

“Destaco a relevância da participação ativa dos alunos de mestrado e doutorado do PEP, do PBI e da Unit, bem como as parcerias nacionais e internacionais que contribuíram significativamente para esse reconhecimento. É gratificante ver o impacto do trabalho conjunto, refletindo não apenas minha dedicação, mas também o empenho dos alunos e a colaboração de parceiros. Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a excelência acadêmica e a contribuição significativa para a pesquisa na região”, comemora Cleide.

A lista completa pode ser conferida no site AD Scientific Index, através deste link

Leia mais: Unit alcança destaques regional e nacional no Ranking Universidades Empreendedoras 2023

Compartilhe: