ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit amplia parcerias internacionais e fortalece internacionalização

Gerência de Relações Internacionais tem missão institucional em instituições importantes como Universidades de Deusto e de Valladolid, na Espanha.

às 18h08
Compartilhe:

Com o objetivo de fortalecer iniciativas internacionais nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Direito, a Gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, e o professor orientador do Programa Laboratório Social, Ézio Deda, realizaram uma missão institucional às Universidades de Deusto e de Valladolid, na Espanha.

A missão começou com reuniões presenciais em Valladolid, onde eles se encontraram com autoridades acadêmicas, incluindo a Vice-Reitora de Internacionalização. Durante esses encontros, foram apresentados resultados preliminares das ações desenvolvidas no decorrer do ano de 2023 e propostas de cronograma para 2024. 

“Tive a oportunidade de apresentar um conjunto de projetos que estou coordenando para o Governo do Estado, o programa Viva Sergipe, com 15 projetos estratégicos para gerar desenvolvimento através do turismo e da cultura. Deixamos as portas abertas para negociar essa participação, inclusive de professores e alunos de Valladolid, para virem fazer intercâmbio e participar da concepção de alguns desses projetos. Isso permite que a universidade produza tecnologia criativa e que ela seja executada, não ficando apenas no plano da idealização”, destaca o professor Ézio Déda.

Troca de experiências

Durante sua estadia em Valladolid, o professor Ézio Déda teve a oportunidade de conhecer a rotina acadêmica da Universidade local. “Essa imersão permitiu não apenas conhecer de perto as instalações e os procedimentos do curso de arquitetura, mas também estabelecer um diálogo profícuo com os gestores e professores locais. Discutimos diversas semelhanças entre o que acontece na Unit com o curso de Arquitetura e o que acontece lá na Universidade de Valladolid”, enfatizou o professor. 

Uma das impressões mais marcantes para Ézio foi a atuação proativa do curso de Arquitetura de Valladolid. “Achei extraordinário como os professores conseguem integrar a prática teórica com a aplicação profissional. Os projetos desenvolvidos na universidade são concebidos visando impactar diretamente o espaço público, sendo executados pelo poder público”, ressaltou o professor.

Essa perspectiva despertou em Déda a certeza de que o intercâmbio entre as instituições pode ser ampliado e aprimorado. ” Em outubro do ano passado, recebi a aluna Deva Leal, uma intercambista da Universidade de Valladolid, cujo projeto, que orientei e continuo orientando, é um teatro no centro histórico de São Cristóvão. A prefeitura tem interesse em realizar o teatro em um terreno baldio no centro histórico, que possui uma ruína a ser preservada e incorporada a esse projeto contemporâneo. No momento, estou começando a orientar dois alunos que farão um projeto no centro histórico de Aracaju e realizarão intercâmbio em Valladolid no segundo semestre”, revelou o professor. 

No que concerne à agenda com a Escola de Direito de Valladolid, foi possível ter uma interação com os primeiros discentes selecionados para participar do Programa Laboratório Social e apresentá-los a proposta de plano de trabalho que no momento está sendo executada pelo professor Fran Espinoza. Além disso, houve uma reunião de alinhamento com o Diretor da Escola de Direito de Valladolid para validação da proposta de cronograma de mobilidades para 2024.

Prêmio Ada Byron e Laboratório Social

Na segunda parte da agenda, a Gerente de Relações Internacionais visitou a Universidade de Deusto, em Bilbao, para discutir o cronograma do Prêmio Ada Byron, previsto para novembro de 2024, e a implementação do Programa Laboratório Social em parceria com a Escola de Direito de Deusto, com uma temática que já foi integrada ao Edital 2024 e também está relacionada aos desafios da agenda 2030. 

“A Unit será a primeira instituição no Brasil a sediar esse prêmio e acredito que irá contribuir para se destacar como instituição premium no que tange à pesquisa, inovação e internacionalização. Além disso, diante dos alinhamentos feitos com a equipe de internacionalização da Universidad de Deusto, a nossa adesão a esta iniciativa comprova o comprometimento em realizar ações de prestígio internacional com redes de colaboração que promovam o reconhecimento das iniciativas que lideramos”, afirma Selen Ive Carneiro.

O Programa Laboratório Social consegue explorar aspectos muito relevantes do processo de internacionalização do currículo, possibilitando que os discentes das diferentes IES trabalhem dentro de uma proposta de desafio que possibilite integrar desafios sociais reais ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“O interesse da Universidade de Valladolid é que o Programa Laboratório Social possa dar visibilidade às problemáticas sociais que são objeto de estudo de seus discentes e integrá-los a um modelo de estudo/análise mais próximo de um mundo globalizado e tragam vivências que os tornem capazes de ampliar suas habilidades de comunicação, linguísticas, empatia emocional, trabalho em equipe e liderança. O propósito é que a partir dessa experiência, outras áreas possam ser incorporadas ao Programa”, afirma Selen.

Leia também: Reitor recebe presidente da Academia Nacional de Economia

Compartilhe: