ESTUDE NA UNIT
MENU

Residente de Medicina do Cambridge Health faz estágio de observação na Unit  

A norte-americana Jaclyn Perreault passará três semanas acompanhando aulas e outras atividades nos cursos médicos da Unit e em unidades de saúde da capital e do interior

às 15h29
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu nesta segunda-feira a norte-americana Jaclyn Perreault, residente de Medicina do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Estados Unidos). Ela veio a Sergipe para fazer um estágio observacional de três semanas nas escolas médicas da Unit em Aracaju e em Estância, além de assistir a aulas e acompanhar atividades no Hospital de Cirurgia, no Hospital Universitário de Aracaju e na UBS Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. A ação de intercâmbio acontece a partir da parceria mantida desde 2019 entre a Unit e o CHA, um dos principais centros de saúde dos Estados Unidos. 

O objetivo da residente é fazer uma imersão no sistema de saúde brasileiro, aprofundando seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e nas áreas de atenção primária à saúde e de cuidados com doenças crônicas e terminais. “A gente montou para a Jaclyn uma programação com atividades ambulatoriais dentro da área de interesse dela, que ela hoje faz clínica médica, mas ela tem interesse em doenças crônicas com foco em cuidados paliativos. Ela vai ter acesso tanto à unidade básica de saúde, parceira nossa, quanto aos hospitais conveniados também”, explica a professora Lis Campos Ferreira, coordenadora da área de Medicina da Unit. 

A programação do estágio foi montada pelos professores do curso de Medicina, em conjunto com a área de Relações Internacionais (GRI) e de acordo com as áreas e temas de interesse da residente americana. “O plano de trabalho dela é voltado para a atenção primária, porque é o que ela busca, entender as diferenças entre a saúde do Brasil e a saúde nos Estados Unidos, e principalmente sobre o que funciona melhor no SUS. Além disso, ela também tem a intenção de seguir na área de patologias específicas da região, explorando essa área e a gente espera que ela tenha uma experiência maravilhosa”, completa a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro. 

Jaclyn é do estado de Massachusetts, no nordeste dos EUA, onde fica a cidade de Boston. Antes de começar a residência no Cambridge Health Alliance, ela se formou em Medicina pela Universidade de Miami, na Flórida, e já esteve no Brasil, fazendo um outro intercâmbio na cidade de Juiz de Fora (MG). Seu interesse pela Unit surgiu no segundo semestre de 2023, a partir da divulgação de um material institucional produzido pelas duas coordenações, com uma explicação sobre os campos de atividades práticas da Unit na área da saúde. 

Ao ser recebida pela equipe da área de Medicina da Unit, a americana contou que seu interesse foi reforçado pelo contato diário que mantém com imigrantes e estudantes brasileiros, cuja presença em Massachusetts é muito forte. “O meu objetivo foi melhorar meu português em alguma coisa (risos). Em Cambridge, temos uma grande troca com os estudantes daqui e estou muito feliz pela oportunidade de vir ao Brasil para aprender mais sobre a medicina daqui e o sistema de saúde. Eu trabalho com muitos pacientes brasileiros também e pretendo entender isso melhor, para falar melhor com os meus pacientes em Boston também. Vou estudar os cuidados paliativos e tenho muito interesse em aprender mais sobre doenças crônicas, que doenças e como tratá-las”, disse Jaclyn, caprichando no português. 

A americana disse ainda que procurou não criar expectativas para a viagem ao Brasil, mas sim “deixar a mente aberta” para novas experiências. “Sempre ajuda aprender uma forma diferente de praticar a Medicina, em uma cultura diferente, em um país diferente, para entender melhor as coisas em comum e as coisas diferentes. Em geral, é muito bom fazer ligações entre pessoas de países diferentes, especialmente no mundo da saúde”, elogia. 

Alunos no CHA

Uma das atividades previstas será um encontro de Jaclyn Perrault com os alunos da Unit que irão participar do Clerkship for Medical Students, programa de internato que envia estudantes de medicina para acompanhar estudos e atividades nas unidades do CHA, em Boston. Eles foram aprovados no processo seletivo interno realizado em fevereiro e irão embarcar para os EUA em abril. 

“A gente quer que o nosso aluno tenha uma experiência além-fronteiras, tanto a experiência de uma cultura distinta quanto do sistema de saúde também distinto. A gente tem programas bem definidos dentro da universidade com parcerias fora e dentro do país, quanto também receber alunos e agora residentes também de fora do país e fora da nossa região para que eles possam ter também um pouco da nossa vivência aqui. Isso agrega no currículo, então a gente enriquece o currículo, agrega em termos de valores, em termos de cultura”, aponta Lis Ferreira. 

Compartilhe: