ESTUDE NA UNIT
MENU

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

A fotomicroscopia de duas espécies de carbonato de cálcio, feita em uma pesquisa conjunta com o PEP/Unit, ganhou o primeiro lugar em concurso promovido pela Escola Politécnica da USP

às 20h24
A imagem “Explosão de Cristais”, feita por microscopia eletrônica, mostra duas espécies cristalinas de carbonato de cálcio (Nuesc/ITP)
A imagem “Explosão de Cristais”, feita por microscopia eletrônica, mostra duas espécies cristalinas de carbonato de cálcio (Nuesc/ITP)
O prêmio do MetMat 2024 foi entregue no último dia 27, em São Paulo (Divulgação/Poli-USP)
Os pesquisadores Fábio Dossi e Fabiane Serpa, do ITP, autores da imagem e vencedores do prêmio (Divulgação)
Compartilhe:

Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), foram destaque em um concurso nacional de fotografia científica, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (PMT/Poli), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Fábio Cleisto Alda Dossi e Fabiane Santos Serpa, que atuam em pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Universidade Tiradentes (Unit) ficaram em primeiro lugar no MetMat 2024, que reúne e premia as melhores imagens de fotomicrografia, uma técnica que permite o registro de estruturas e substâncias vistas apenas com a ajuda de microscópios. 

O trabalho de Fábio e Fabiane, chamado “Explosão de Cristais”, ficou em primeiro lugar na categoria Microscopia Eletrônica, uma técnica que utiliza feixes de elétrons sobre um determinado material, permitindo o fornecimento de imagens e informações características. A imagem retrata duas espécies cristalinas de carbonato de cálcio, aragonita (comprido) e calcita (cubos). “A imagem de microscopia eletrônica de varredura, que é originalmente, sem cores, escala de cinza, foi colorida usando editor de imagens, a fim de destacar os tipos cristalinos. Além de tornar a imagem mais bonita, também fica mais intuitiva e atrativa para o espectador”, explica Dossi. 

A “Explosão de Cristais” está relacionada a um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Nuesc e pelo PEP/Unit, em parceria com a Petrobras, que é coordenado pelo professor-doutor Elton Franceschi. Além dos pesquisadores do Nuesc, ele tem a participação dos professores Cláudio Dariva e Gustavo Rodrigues Borges. O estudo tem o objetivo de avaliar a eficiência de inibidores de incrustação salina, em águas sintéticas, de composição similar às de poços de petróleo. 

Dossi e Fabiane destacam que, originalmente, as imagens obtidas por microscopia eletrônica, são obtidas em escala de cinza, isto é, sem cores, mas pode ser colorizada artisticamente para evidenciar a beleza das estruturas cristalinas dos sais pesquisados em laboratório, como parte de um projeto de pesquisa científica. “Na rotina analítica, nos deparamos com uma infinidade de estruturas de diferentes materiais, e algumas chamam muito a atenção, não somente pelo interesse científico, mas também, pelo viés artístico do observador. Percebi que essa imagem poderia ser explorada artisticamente, por meio da inserção de cores para mostrar facilmente ao olhar destreinado, a beleza das estruturas ali presentes”, afirma a pesquisadora. 

Para os integrantes do Nuesc/ITP, o prêmio da PMT/Poli é o resultado de muitas horas de pesquisa, experimentação e análise, provando que a perseverança, a curiosidade científica e o trabalho em equipe são os verdadeiros motores do progresso. “Não podemos esquecer que o investimento em infraestrutura de qualidade é muito importante para o desenvolvimento de trabalho de ponta na pesquisa científica. Esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho e da criatividade exigida na solução de problemas”, comemora Fabiane.

O prêmio

Esta foi a 22ª edição do Metmat, que teve o apoio da Gerdau e recebeu dezenas de imagens científicas enviadas por pesquisadores e laboratórios de todo o Brasil. Um júri formado por professores do PMT/Poli dividiu os trabalhos em duas categorias (Microscopia Eletrônica e Microscopia de Força Atômica) e escolheu as três melhores de cada uma, destacando a beleza e complexidade dos materiais analisados. Outros três trabalhos de cada categoria foram contemplados com menção honrosa.

De acordo com Dossi, a junção entre arte, ciência e tecnologia também atende ao propósito de divulgar mais os trabalhos científicos para o grande público. “A divulgação científica é muito importante para a sociedade, e esse evento permite que imagens de interesse científico também possam ser divulgadas de forma criativa”, destaca, acrescentando que ela funciona como uma mola propulsora para o descobrimento de novos futuros profissionais da ciência, em todos os níveis de ensino.

A solenidade de entrega dos prêmios do Metmat 2024 aconteceu no último dia 27 de março, em São Paulo (SP). Também foram premiados trabalhos de pesquisadores da USP, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). 

com informações da Poli/USP

Leia mais:
Aluna de Farmácia participa de pesquisa sobre óleo da semente do maracujá
Professores do PEP apresentam pesquisas em congresso no Peru

Compartilhe: