ESTUDE NA UNIT
MENU

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, Unit promove ação e oferece serviços gratuitos

Aferição de glicemia, acolhimento psicológico, massagem quick e aulas recreativas foram alguns dos serviços oferecidos

às 21h25
Compartilhe:

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com cursos da área da saúde, realizou, nesta quinta-feira (4), no Minishopping do Campus Farolândia, uma ação para conscientizar a comunidade acadêmica e visitantes sobre a importância dos cuidados com a saúde para prevenir doenças neurocardiovasculares.

A escolha do tema para a ação deste ano é justificada por dados preocupantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, responsáveis por cerca de 18 milhões de óbitos por ano. No Brasil, estima-se que 30% da população adulta tenha algum tipo de doença cardiovascular.

Com o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário, a Unit ofereceu à comunidade acadêmica e visitantes diversos serviços gratuitos, nos quais participaram os cursos de Educação Física, Nutrição, Biomedicina, Farmácia, Psicologia e Estética e Cosmética. Alguns desses serviços incluem:

  • Aferição de glicemia e pressão arterial
  • Avaliação nutricional e medidas antropométricas
  • Acolhimento psicológico (psicoeducação)
  • Massagem Quick
  • Aulas recreativas e exposição de aulas de bike e crossfit

Para a coordenadora de área de cursos da saúde da Unit, Juliana Dantas, a ação reforça a importância da interdisciplinaridade na área. “Essa interdisciplinaridade é fundamental, pois permite a integração de diferentes alunos e serviços em um único lugar, proporcionando uma abordagem mais completa. A iniciativa não apenas beneficia os alunos, mas também ajuda a conscientizar a comunidade acadêmica sobre um tema importante que é a saúde, além de promover um ambiente de aprendizado prático e engajamento comunitário”, destaca a professora.

Serviços abrangentes 

A ação também foi uma oportunidade de divulgar alguns serviços ofertados por meio de núcleos e clínicas, como é o caso do curso de Psicologia, que disponibiliza plantão psicológico e orientação psicológica para toda a comunidade. A coordenadora do curso, Micaelly Tavares, explica como funciona. 

“Temos a Clínica Escola de Psicologia, onde as pessoas podem ser atendidas, tanto os alunos quanto quem não é aluno da instituição. Para isso, é necessário fazer uma inscrição, e o atendimento é realizado dentro de um período e horário específicos. Além disso, também oferecemos um serviço de plantão psicológico, aberto a toda a comunidade, acadêmica ou não. Este serviço é procurado na instituição. O atendimento oferece suporte com caráter emergencial”, elenca.

O estudante do 10º período de Psicologia, Marjones Pinheiro, destaca que essa iniciativa é uma forma de aproximar os alunos do público ao qual eles irão atender no futuro, ressaltando a importância vital de cuidar da saúde mental. “Não é todo mundo que tem condições de pagar por uma sessão, especialmente no serviço público, onde muitas vezes não há estrutura adequada nas unidades básicas de saúde para esse suporte. Portanto, estamos realizando duas ações muito importantes: oferecendo um serviço para o público e permitindo que os alunos coloquem em prática tudo o que precisam para oferecer um atendimento de qualidade no futuro. É algo muito positivo”, elenca.

Prevenção e o autocuidado

Para o coordenador do curso de Educação Física, Antenor Neto, a ação vai além da prestação de serviços, incentivando a prevenção e o autocuidado. “Além do Dia Mundial da Saúde, também celebramos o Dia da Atividade Física em 6 de abril. Pensando nessas duas datas, decidimos promover esta ação oferecendo testes de flexibilidade, força lombar, força escapular, saltos verticais e horizontais, além de proporcionar aulas de ritmo. A participação dos outros cursos também é crucial, pois contribuem para a prevenção de diversas doenças, como na identificação durante a avaliação nutricional e na aferição de glicemia. Portanto, este é um momento muito importante para que os alunos aproveitem ao máximo”, ressalta Antenor. 

Quem aproveitou para fazer alguns testes e usufruir dos serviços ofertados foi a estudante do 6º período de Enfermagem da Unit, Anne Eduarda Feitosa. “Eu achei o evento muito interessante, dinâmico e interativo também. Consegui fazer uma medição que não fazia há muito tempo, pois não tenho ido ao médico. Aqui foi muito prático, rápido e útil, na minha opinião é algo que deveria acontecer com mais frequência, porque há pessoas que não conseguem ir devido à vida agitada na faculdade, para realizar esses determinados testes”, relata.

Leia também: Unit promove ações transformadoras em comunidades por meio do Programa Laboratório Social

Compartilhe: