ESTUDE NA UNIT
MENU

WhatsApp impede captura de foto de perfil no Android: especialista avalia impacto

Decisão visa combater crimes cibernéticos, mas levanta questões sobre controle de informações pessoais e segurança online

às 13h43
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, implementou uma nova medida que restringe a capacidade dos usuários de fazer capturas de tela da foto de perfil de seus contatos em dispositivos Android. Essa mudança, embora tenha como objetivo reduzir casos de estelionato digital, gera debates sobre privacidade, segurança da informação e controle dos dados pessoais na era digital.

O gerente de segurança da informação da Universidade Tiradentes (Unit), Ricardo Torres, explica a principal motivação por trás dessa restrição. “A principal motivação é a tentativa de reduzir os crimes de estelionato digital, que usam ferramentas de engenharia social, onde os criminosos promovem a clonagem da foto de uma pessoa e tenta se passar por ela solicitando valores a pessoas conhecidas na tentativa de se obter um ganho financeiro”, elenca.

A mudança do WhatsApp levanta a questão do controle dos usuários sobre suas próprias informações. Torres ressalta que, uma vez publicada na internet, a informação é difícil de ser totalmente apagada. “Desta forma os usuários devem avaliar sempre se aquela informação que ele pretende publicar não pode ser utilizada para fins escusos, visto que toda e qualquer informação relevante, como local de trabalho, onde reside, nome de familiares, dentre outras, podem ser utilizadas para munir pessoas mal-intencionadas para cometer crimes de engenharia social com mais facilidade”, pondera.

Protegendo a privacidade no WhatsApp

Para se proteger contra violações de privacidade, Torres recomenda:

  • Avaliar quais informações serão publicadas: Evite compartilhar dados que possam ser usados para fins ilícitos.
  • Habilitar o segundo fator de autenticação: Essa medida garante que sua conta não seja acessada por terceiros, mesmo que eles obtenham seu código de segurança.
  • Ativar mensagens temporárias: As mensagens serão apagadas após um tempo definido, reduzindo o risco de vazamento de informações.

No entanto, o especialista alerta que a medida não é infalível. “Não existe garantia de que as informações pessoais não possam ser vazadas. A pergunta que devemos fazer sempre é: Quais informações precisam realmente ser postadas?”, questiona o gerente de segurança da informação.

Impacto em outras plataformas

A mudança do WhatsApp pode influenciar outras plataformas a adotarem medidas semelhantes para aumentar a segurança. No entanto, Torres ressalta que a efetividade dessas medidas depende da ação dos usuários. “As plataformas podem oferecer ferramentas de segurança, mas cabe aos usuários usá-las de forma consciente. É importante estar atento às configurações de privacidade e tomar medidas para proteger suas informações pessoais”, afirma Ricardo.

Leia também: Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Compartilhe: